A história de conexão da música “You’ll never walk alone” com o Liverpool, um dos principais e mais apaixonantes times de futebol da Inglaterra (e hoje do mundo), começou na década de 1960, quando também na cidade que recebeu Beatles começava a se destacar a banda Gerry and the Pacemakers. Pela pertinência do título e identificação local, a canção começou a ser cantada pela torcida antes das partidas e, com o título da Copa da Inglaterra de 1965, ficou eternizada pelo ambiente que criou no estádio e a ligação natural com a conquista.
Nesta quinta-feira, 25 de julho, o Liverpool voltou a vencer o Campeonato Inglês (agora chamado de Premier League), depois de 30 anos sem a conquista – mesmo sendo um dos maires vencedores da história. Tudo isso de um jeito muito diferente: sem entrar em campo, com a derrota do rival Manchester City para o Chelsea (o amargor dos pontos corridos) e sem poder celebrar como deveria, com ruas e estádio lotado, por causa da pandemia da COVID-19. O jeito foi adiar um pouco e curtir como dá cada um na sua casa.
E o vídeo produzido pelo clube para seu canal oficial faz isso bem. Trazendo a versão original de “You’ll Never Walk Alone” como trilha sonora, ele destaca na voz do técnico alemão Jurgen Klopp a mensagem de que haverá o momento para a celebração como se deve, mas que nenhum torcedor está sozinho e já podem contar para todo o mundo: “Somos Liverpool… campeões da Inglaterra”.
A peça, que traz lances e gols dos principais atletas do time, como Salah, Mané, Alexander-Arnold, Van Dijk e dos brasileiros Alisson, Roberto Firmino e Fabinho, emociona qualquer um que tenha a mínima identificação com o esporte. Parabéns, Liverpool! Comemore porque a conquista é gigante. :)
Nota: no ano passado eu tive o prazer inesquecível de ouvir a torcida cantar “You’ll never walk alone” no estádio, em plena final de Champions League, que terminaria com o Liverpool campeão do principal torneio interclubes do mundo sobre o também inglês Tottenham. É de arrepiar cada centímetro da pele. De forma amadora, montei um vídeo que conta minha experiência na final, que rolou em Madri. Se o assunto te empolga com empolga a mim, você pode assistir aqui.
De arrepiar
Demais