De fato, não é mais seu currículo que classifica sua reputação, é o que aparece sobre você quando alguém pesquisa seu nome no Google!
Por isso, uma das coisas que você deveria fazer, de forma regular e frequente, é conferir e gerir sua reputação online. Isso se faz, primeiramente, por meio de uma pesquisa sobre si mesmo no Google. Em seguida, assumindo o controle da conversa online sobre você, por meio de técnicas e estratégias para garantir que as pessoas encontrem os materiais certos quando procurarem por você na Internet.
Os objetivos do gerenciamento da reputação online são, em primeiro lugar, permitir que você mostre o melhor de si. Em segundo lugar, permitir que você neutralize qualquer resultado negativo, errado ou indesejado.
Qualquer informação, artigo, vídeo ou foto que você publicar online agora ou no futuro, faz ou fará parte de sua própria Marca Pessoal. Nesse sentido, quando feito de forma intencional e estratégica, será um elemento que ajudará a construir confiança e credibilidade, fatores essenciais para sua Marca Pessoal. Mas hoje em dia, num mundo permeado pelas mídias sociais, sua presença online contribui 100% para sua reputação online. Por isso, se aparecer um resultado de pesquisa negativo associado ao seu nome, é importante que você o identifique o quanto antes e comece a trabalhar para mitigar os danos à sua reputação. Sem dúvida, quanto antes um problema assim é identificado, mais fácil é de contornar.
Por onde começar a gerenciar sua reputação online
Normalmente uma pessoa deveria checar sua reputação online pesquisando seu nome no Google uma vez por mês. No caso de figuras públicas, altos executivos ou médicos, talvez seja o caso de se pesquisar com mais frequência, já que esse tipo de profissional pode estar sujeito a análises mais frequentes do público em relação ao seu trabalho.
Se você pesquisar seu nome no Google regularmente, você verá que o que aparece muda ao longo do tempo. Isso acontece porque ora o conteúdo vai ficando mais antigo, ora o Google vai modificando seu algoritmo. Mas acontece principalmente porque novos conteúdos vão sendo adicionados, afetando os resultados da pesquisa.
Quando estiver no Google, preste atenção extra à primeira página de resultados. Isso porque essa é a página responsável pela primeira impressão que as pessoas verão, já que 90% delas não se preocupa em avançar mais do que isso.
O que fazer por sua reputação online – passo a passo
- Configure os alertas do Google. Toda vez que seu nome aparecer online, um aviso deve ser enviado por e-mail. Essa é a regrinha básica do gerenciamento de reputação online.
- Quando for pesquisar seu nome no Google, use o modo de navegação incógnito. Dessa forma os resultados não serão personalizados em função de seu histórico de pesquisas, sua localização ou seus hábitos de pesquisa.
- Quando você estiver pesquisando no Google, tenha cuidado onde for clicar. Se acaso você tiver resultados de pesquisa negativos, errados ou indesejados, resista ao desejo de clicar nesses links com frequência. Nem para dar uma última checadinha novamente. Uma vez não terá muito impacto, mas cliques extras em resultados negativos podem ser um mau negócio. Eles sinalizam ao Google o interesse nesses resultados. Isso sem dúvida fará com que esses links subam no ranking, fazendo com que sejam exibidos entre os primeiros resultados. De fato, tudo que for exibido na 1ª página de resultados afeta sua reputação online.
- Pesquise sua reputação online no Google, indo além da página 1. Isso é importante pois pode haver alguma informação importante nas páginas seguintes. Portanto, é recomendável que você pesquise pelo menos 3 páginas.
- Pesquise também no Google Imagens, Google Video. O objetivo é ver se existem recursos multimídia a seu respeito. Só para exemplificar, se você tem artigos, foi citado em uma publicação ou possui seu próprio blog, é importante ver esses resultados também usando o Google Notícias.
O que mais pode ser feito?
Se um resultado de pesquisa negativo aparecer para o seu nome, é importante que você o identifique o quanto antes. Em seguida, comece a trabalhar para mitigar os danos à sua reputação.
- Diminua o impacto de informações negativas removendo conteúdo nocivo. Audite seus perfis nas redes sociais e delete tudo que não for profissional. Se a informação a ser deletada não for sua, peça para o dono da publicação fazê-lo.
- Melhore sua reputação online escrevendo conteúdo relevante para seu público-alvo. Quanto mais relevante, mais visto ele será, e melhor posição no ranking de respostas ele terá.
- Atraia sua potencial audiência com revisões positivas. Isso é importante se você tiver produtos ou serviços associados à sua Marca Pessoal.
É fato que as pessoas pesquisam sobre você no Google. Portanto é fundamental que você entenda o que elas veem para ajudá-lo a gerenciar sua Marca Pessoal e reputação online. Você já se pesquisou hoje no Google?