Seja na vida real ou na ficção, milhares de pessoas presenciam atos de violência doméstica todos os dias, mas nem sempre conseguem identificá-los. Se, por um lado, isso é consequência de uma cultura machista enraizada que naturalizou a relação de poder e dominância entre homem e mulher, por outro é sabido que a informação pode provocar um impacto positivo enorme na transformação deste cenário. Afinal, reconhecer que está em uma situação de violência é um passo importante para a mulher buscar ajuda e quebrar o ciclo dela.
Considerada pela ONU uma das três mais avançadas lei do mundo na defesa dos direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha vai além da responsabilização dos agressores e traz em seu texto outros dispositivos, como a definição dos cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Apesar dela estar completando 14 anos, pesquisa do DataSenado revelou que, apenas 68% das mulheres alegam conhecê-la pouco e 11% afirmam não conhecer nada. Também é sabido que 70% das pessoas ainda relacionam violência doméstica com a agressão física, apenas. Mas e as demais?
Diante desta realidade e com o objetivo de hackear o comportamento das pessoas, que passaram a consumir muito mais conteúdos das diferentes plataformas de streamings, a agência F.biz criou para o Instituto Maria da Penha o “180Play – um novo jeito de ver séries, filmes e novelas”: uma plataforma 100% gratuita, que utiliza cenas de inúmeras obras para exemplificar todas as formas de violência doméstica previstas na lei. Depois de acessar as informações sobre o assunto, o usuário(a) ainda pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site, ao clicar no link e ligar para o número 180.
A ação ainda conta com o apoio institucional da ONU Mulheres.
Acesse e confira na íntegra: 180play.com.br
Vale destacar que durante o desenvolvimento da plataforma, foram tomados todos os cuidados necessários para garantir os direitos autorais e de personalidade, incluindo também a classificação indicativa dos conteúdos. As cenas utilizadas no180Play não representam opiniões ou ações dos criadores, atores ou pessoas nelas retratadas, bem como não relacionam esses conteúdos a qualquer tipo de apologia à violência.
Gostaria de saber mais sobre esta plataforma.