“Sempre quis vir aqui porque, para mim, era quase uma fantasia. Um lugar que existia, mas que não era real para mim”.
Phil Rosenthal
Phil Rosenthal é um roteirista nova iorquino premiado com a sitcom Everybody loves Raymond, ganhador de um Emmy, em 2005. Nesta nova empreitada se aventura em conhecer diferentes cidades do mundo através de experiências gastronômicas.
Às vezes visitando restaurantes famosos, outras vezes mergulhando no seio de famílias locais, nas quais percebe-se que a sua alegria transborda, ao experimentar pratos caseiros típicos.
Neste episódio filmado em Marrakech, na terceira temporada de sua série batizada de Somebody Feed Phil, podemos perceber que, com sua leveza em transitar por ambientes diversos e sua espontaneidade ao reagir a diferentes alimentos que lhe são apresentados, Phil nos faz querer estar junto a ele nessa aventura.
O que dizer de sua visita à cidade de Oukaimeden, no Vale de Okita, a 60 quilômetros de Marrakech? E do seu encontro com o renomado chef, Moha Bakkak? percorrendo os corredores do mercado na medina, e na sequência almoçando junto a uma família barbère, nos faz quase que sentir o aroma e o sabor das iguarias do deserto.
Sempre mostrando curiosidades da cidade visitada, Phil nos leva neste episódio, a percorrer a cidade de Marrakech vislumbrando além do seu povo, a arquitetura local, com especial encantamento pelo tom de azul que prevalece em quase todas as fachadas. Azul este que herdou o nome do artista francês que o criou: Majorelle.
E não é tudo. Cada episódio da série se encerra com uma chamada de vídeo para seus pais, que moram em Nova Iorque. Nela, Phil discorre sobre tudo o que viu e comeu em cada cidade visitada e nos permite participar da alegria deste encontro familiar.
Realmente, um episódio, uma série, que nos transporta a lugares incríveis de uma maneira pela qual conseguimos sentir o clima, os gostos, e os aromas junto com Phil.
Esse programa é bacana demais! Falei dele no O Compilado também, mas seu texto foi mais competente ?:
Alimente o Phil
O gênero das séries de gastronomia coleciona adeptos, mas também sofre com a popularização de produtos derivados. Um deles é Somebody Feed Phil, que ganhou a terceira temporada na Netflix. Mesmo repetindo os clichês de um apresentador encontrando comidas maravilhosas pelo mundo e cenas em slow motion da preparação dos ingredientes, o programa merece ser assistido (com a barriga cheia, para evitar roncos no estômago). Phil é um roteirista de comédia e um ser humano absolutamente doce. E esse diferencial torna a série uma delícia de acompanhar.