A carta aberta, publicada durante o Mês da Herança Hispânica, foi assinada pelo criador de “Hamilton”, Lin-Manuel Miranda, o ator John Leguizamo, a co-criadora de “One Day at a Time” Gloria Calderón Kellett e dezenas de outros.
A carta observa que apenas 4,7% dos escritores de filmes e 8,7% dos escritores de TV norte-americana vêm de origens latinas, apesar de representar mais de 18% da população total dos EUA. Os signatários listam cinco demandas na carta, incluindo a contratação de mais talentos latinos na frente e atrás das câmeras, e incluindo latinos em funções de tomada de decisão ao relatar suas histórias.
O projeto foi liderado pelo grupo de defesa do showrunner Tanya Saracho, Untitled Latinx Project (ULP). A abertura da carta gira em torno da frase repetida “Estamos cansados”. Para ler carta, você pode clicar na matéria do tweet acima ou aqui.
Nota: Para quem teve curiosidade sobre a palavra Latinx – é um termo usado para descrever pessoas que são ou se relacionam com origem ou descendência latino-americana. É uma alternativa neutra quanto ao gênero ou não binária ao latino, latina, latinos, latinas.