141 ilusões de ótica interativas para fritar o seu cérebro

Me engana que eu gosto! Algumas são de carácter fisiológico e outras de carácter cognitivo. E nem todas são universais, funcionam com alguns, com outros não.

Qual a cor do olho direito da Angelina Jolie nessa foto? Um tom azulado… meio esverdeado talvez?

Péééé!

Ê-rooooou.

Os dois olhos são iguas: preto e branco.

Ilusões de ótica são aquelas que você mostra para o seu cérebro e diz: “tá vendo bonitão? Você não é tão perfeito assim”. Brincadeiras à parte, afinal os cérebros são sim as coisas mais perfeitas que conhecemos em todo o universo (pelo menos por enquanto) (e uns mais do que os outros, sem dúvida). Mas de fato as ilusões de ótica conseguem “enganar” o sistema visual humano fazendo-nos ver coisas que não existem ou alterando nossa percepção para vê-la de um outro modo.

Mas o mais interessante é que algumas são de carácter fisiológico e outras de carácter cognitivo. E nem todas são universais, funcionam com alguns, com outros não. As razões para tal fato são, na maioria das vezes, desconhecidas. E comprovam que nossa percepção do mundo a nossa volta é, em boa parte, autoproduzida.

Segundo a Wikipédia, os estímulos visuais não são estáveis: por exemplo, os comprimentos de onda da luz refletida pelas superfícies mudam com as alterações na iluminação. Contudo o cérebro atribui-lhes uma cor constante. Uma mão a gesticular produz uma imagem sempre diferente e, no entanto, o cérebro classifica-a consistentemente como uma mão. O tamanho da imagem de um objeto na retina varia com a sua distância mas o cérebro consegue perceber qual é o seu «verdadeiro» tamanho. A tarefa do cérebro é extrair as características constantes e invariantes dos objetos a partir da enorme inundação de informação sempre mutável que recebe. O cérebro pode também deduzir a distância relativa entre dois objectos quando há sobreposição, interposição ou oclusão. E pode deduzir a forma de um objeto a partir das sombras. O que implica uma aprendizagem da perspectiva linear. No entanto, existem vários tipos de ilusões de distância e profundidade que surgem quando esses mecanismos de dedução inconsciente resultam em deduções errónea.

Enfim, o post é um apontamento deste site que juntou 141 ilusões de ótica poderosas, daquelas que você jura que a imagem está errada e você, certo.

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use