Você sabe como a coisa funciona: você consome conteúdo de qualidade todos os dias e tenta guardá-los em lugares seguros para não esquecer das coisas que aprendeu. Você faz highlights em livros, separa artigos, salva episódios de Podcast. Mas… você só adiou o problema porque geralmente esse esforço é em vão, já que tudo será esquecido no limbo do conhecimento em breve.
O Readwise é uma ferramenta bastante útil porque reúne todos os seus highlights feitos nos seus livros do Kindle, nos artigos que você separou no Medium, no Pocket ou no Instapaper, transcrições de podcasts feitos pelo Airr e guarda tudo isso em um único lugar.
Além disso, e talvez seja este o recurso mais interessante, o readwise pode enviar um email diário ou semanal, com alguns dos seus highlights como uma forma de ressuscitar esses trechos e ajudar você a lembrar das partes mais importantes.
Todos seu highlights, separados por livros
Pessoalmente não costumo ser muito fã de receber coisas por email, mas neste caso funciona, porque ajuda a reter um conteúdo que normalmente iria cair no esquecimento com muita facilidade.
Eu sempre gostei de rabiscar meus livros (uma atrocidade para alguns, eu sei) mas dificilmente lembro de rever o que separei. Com o readwise as melhores e mais relevantes partes pulam na sua frente de novo e eventualmente cutucam seu cérebro mais uma vez com alguma coisa que fez muito sentido para você.
O meu guro Kevin Kelly classificou o readwise como seu app preferido no ano passado e para quem gosta de estudar livos de não-ficção, realmente é fácil se apaixonar pela ferramenta, justamente por sua simplicidade.
Outros recursos legais do readwise são: tags e notas, favoritos, compartilhamento de highlights e recomendações de livros baseado no seu histórico.