World of Warcraft: comunidades além do digital

WoW, maneira carinhosa pelo qual é conhecido o World of Warcraft, remete a mais que um jogo. É um universo.

Digamos, um ícone da cultura pop que chegou a reunir a maior comunidade de jogadores do mundo desde 2000, além de ter ganhado menções em séries como Big Bang Theory e South Park, como bem lembrou o The Enemy, recentemente.

Nas últimas semanas, WoW ganhou evidência além das comunidades que formou. Em ocasião do lançamento de Shadowlands, o jogo da Blizzard teve até merchandising em vídeo do Porta dos Fundos. Mas o que o universo de Sylvanas, Anduin e muitos outros personagens do planeta fictício Azeroth tem a ensinar?

Em um mundo de Fornite, Free Fire, Minecraft e diversos outros fenômenos, WoW nos mostra como formar comunidades e cultivar fãs no longo prazo. Atualmente, uma geração de milhares de apaixonados por WoW está por aí. São tomadores de decisões e possuem poder aquisitivo. Em entrevista recente ao The Enemy, o diretor Ion Hazzikostas disse que a franquia ainda mantém seu poder de capturar a atenção das pessoas ao redor do mundo.

“Quando World of Warcraft saiu 15 anos atrás, o gênero de MMOs estava em outro momento, e ele oferecia algo único. Lembro de quando estava jogando em dungeons tentando chegar ao nível máximo pela primeira vez em 2005, e falando no chat de voz com pessoas de diferentes cantos do planeta. Hoje em dia todos os jogos são online, multiplayer, conectados. Você pode jogá-los nos consoles, no seu celular, em qualquer lugar”, disse Ion.

O primeiro ponto, então, é a capacidade de WoW em reunir milhares de pessoas ao redor do mundo onde a conexão ainda era privilégio de poucos. Senso de comunidade aqui é uma expressão precisa. Outro elemento importante, a criatividade em criar um universo único e que se reinventou a cada ano.  O publicitário Claudio Lima, fã declarado de WoW, lembra que o jogo foi uma das primeiras redes sociais digitais que foram criadas, isso em 2004. Época de Orkut ainda. E conseguiu juntar eletronicamente pessoas com os mesmos gostos em termos de games, D&D e RPG e criou uma plataforma para essas pessoas se encontrarem, conversarem e jogarem juntos.

Além disso, segundo Claudio, o WoW soube evoluir no storytelling, mantendo uma grande parte dessas pessoas engajadas já há mais de 15 anos, com novas expansões, personagens inéditos e missões. Mostrou que o universo dos games não precisa ser finito, pode evoluir e crescer, fazendo com que um mesmo jogo, possa entregar conteúdo novo constantemente e ir virando um novo jogo a cada expansão.

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use