Em 1999 o Burger King modernizou seu logo, trazendo as cores azul, amarelo e vermelho para a cena.
Em 2021, 22 anos depois, a marca nos presenteia com uma modernização que faz questão de resgatar suas raízes.
Há quem diga que a marca precisa andar para frente. Aproveitar o padrão assumido e evoluir daí.
Mas o Burguer Link faz questão de mostrar o resgate ao passado, como uma forma de comprovar que a história é cíclica, as tendências são cíclicas, o design é cíclico.
Assumem com coragem uma marca limpa, de duas cores em uma tipografia bem retrô, digna dos anos 60
Como designer, não pude deixar de notar como as formas fluidas da tipografia dão um tom totalmente único à nova identidade visual do Burger King. Além de fazer com que o visual seja cool, irreverente e extremamente fluido… a tipografia como grande protagonista visual dá destaque ao que eles tem a dizer (e que você já deve saber que a marca sempre tem muito a dizer).
Uma marca onde os elementos visuais reforçam sua voz, merece ser ouvida.
O site internacional (www.bk.com) já está com o novo visual.
O nosso brazuca ainda não (www.burgerking.com.br).
O Burger King disse em um comunicado à imprensa que o novo “logotipo minimalista atende perfeitamente a evolução da marca da época”. Ele também presta homenagem à história de 64 anos da marca, com o visual atualizado emulando um logotipo antigo usado de 1969 a 1999.
O visual se estenderá aos colaboradores, que usarão roupas que mesclam “estilo contemporâneo e confortável com cores e grafismos diferenciados”. Funcionários reais são apresentados em seus novos anúncios e fotos promocionais.
Sua embalagem redesenhada destaca o novo logotipo, inclui “ilustrações lúdicas dos ingredientes” e adjetivos que descrevem a comida, como “crocante” e “saboroso”. Notavelmente, a embalagem do Burger King vem alguns meses depois que o McDonald’s também revelou novas embalagens e copos.
“Temos feito muito em termos de qualidade e experiência dos alimentos”, disse Fernando Machado, diretor de marketing global da Restaurant Brands International, dona do Burger King. “Sentimos que embalar tudo isso com uma atualização de nossa identidade visual ajudaria a sinalizar para nossos consumidores que esta é uma marca que está evoluindo.”
Veja abaixo algumas imagens tiradas do vídeo de apresentação da nova marca e delicie-se do novo visual.
Só não vai lamber a tela.
clique nas imagens para ampliar
Me conta aí. O que achou!?
Ótimo trabalho! Deve ter sido desafiador, tanto para o escritório de Design (Jones Knowles Ritchie) como para o Mkt do Burger King por na rua uma marca já cultuada. Quem trabalha com rebranding sabe o desafio que é mudar uma marca. Imagina então “não mudar”!