Na Suécia, o Göteborg Film Festival – que vai de 29 de janeiro a 8 de fevereiro, encontrou uma nova maneira de aproveitar ao máximo o fato de que está se tornando digital apenas pela primeira vez: Enviar fãs para locais realmente isolados e sem contato com o mundo.
Um desses locais é extremamente isolado e ganha destaque: um farol em uma ilha remota no vasto Mar do Norte, para onde o convidado vencedor será enviado por uma semana para assistir às 60 estreias do festival de cinema, solo – e sem um telefone celular. A pessoa vencedora será deixada em um barco com mantimentos e recolhida após sete dias.
O farol Pater Noster está situado na extremidade de um arquipélago em um dos locais mais áridos e ventosos da Suécia. Em troca de um lugar, o vencedor fará um diário em vídeo para o Festival de Cinema de Göteborg.
O festival também oferecerá exibições isoladas de filmes para uma pessoa de cada vez na arena totalmente vazia Scandinavium e no cinema Draken. As inscrições podem ser feitas online.
O festival de cinema já explorou outras experiências inovadoras no passado. Em 2019, eles convidaram os fãs a entrar em um caixão para assistir a um filme de ficção científica sobre o isolamento no que se apelidou a experiência de cinema mais claustrofóbica do mundo.
A proposta da ação veio da agência Stendahls.