Viajar pelo tempo montando o melhor time de personalidades históricas. Essa é a proposta de Time Machine Rocket. O card game ainda não está nas lojas, mas pode ser adquirido apoiando a campanha de financiamento coletivo até dia 18 de janeiro de 2021. Então, corra lá e confira aqui o review.
Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 14+
Duração da partida: 25 minutos
Fabricante/Editora: independente
Apoie o financiamento coletivo!
As Regras
Em cada turno, o jogador abre uma carta de um dos decks históricos. Ele então decide se recruta aquele personagem para o seu time ou se abre uma nova carta. Se abrir um Foguete, o jogador avança para o próximo deck, viajando ainda mais no tempo.
Se abrir um personagem do mesmo tipo que abriu antes, o jogador agora tem que recrutar esse personagem para o seu time. O jogo termina quando um jogador forma um time de 5 personagens, de 5 tipos diferentes. O jogador soma os pontos de cada personagem, e quem tiver mais pontos vence.
A Jogatina
Time Machine Rocket foi uma boa surpresa no financiamento coletivo brasileiro (junto com Kardnarok). Um card game sucinto, ótimo para passar o tempo entre jogos mais complexos, com regras bem estruturadas e de fácil entendimento.
O que dá aquele gostinho na jogatina são as cartas recheadas de referências históricas e da cultura pop. Fazer um time de viajantes com Jesus, Bruce Lee, Albert Einstein e Marylin Monroe parece uma cena dos filmes de Bill & Ted.
O objetivo especial, variável em cada partida, gera mais um elemento de competitividade e de pontos extras. Os poderes de cada categoria de carta fazem sentido e geram interações que normalmente acabam com os planos de um ou mais adversários.
Essa pegada leve, tanto na arte quanto na mecânica, pode desagradar jogadores mais experientes (assim como o fator sorte ainda alto). Mas para party/family games, que é a proposta de Time Machine Rocket, a meta de divertir é atingida com louvor.