Falar sobre aplicativos de Podcasts e quais os recursos de cada um, não deixa de ser engraçado. Afinal, a experiência do Podcast é 99,9% sonora e totalmente independente de uma tela. Escutar um episódio no app A ou B costuma ser a mesmíssima coisa. Até os controles essências são acionados nos fones e é justamente essa característica de não precisar ficar com a cara enfiada no celular que faz dos podcasts algo mais leve de se consumir e que no final é bastante libertador.
Ou seja, se diferenciam mais como agregadores de conteúdo do que como players.
Apps de podcasts são, basicamente, ferramentas para você organisar programas e episódios ANTES de desfrutar da experiência auditiva. Tem até alguns novos com recursos inéditos e geniais que capturam trechos que você acabou de ouvir, em audio e/ou transcrito, mas mesmo esses você controla pelo fone. Ou seja, o valor do app em sí deve ser pela sua capacidade de caçar e organizar o que você vai ouvir.
Meu Ritual Podcástico
Algumas dicas bem pessoais que funcionam para minha dinâmica:
- Não saia assinando podcasts. Só clique naquele subscribe quando você tiver certeza que virou um ouvinte realmente regular, senão você vai começar a receber um monte de episódios chatos.
- 99% dos podcasts são chatos (IMHO). Mas o 1% que sobra, justifica a caça. Comece mergulhando nos que você REALMENTE gosta e aumente sua coleção com muita parcimônia.
- Busque episódios, mais do que programas.
- Atrele o hábito do podcast com outra atividade, como você faz com o rádio. Atividades físicas e deslocamentos costumam ser atividades que combinam perfeitamente. E assim você cria o hábito.
- Nas configurações costumo mudar a região para Estados Unidos. Infelizmente ainda não achei podcasts brasileiros que não sejam chatos (certamente existem, eu que não achei ainda). Mas se o seu inglês permite, o catálogo gringo é bem mais rico não apenas em tópicos mas também em nível de qualidade de produção.
Então é isso, vamos ao cardápio. Ao final, não deixe de compartilhar com a gente como você escuta seus podcasts: qual o app que usa, como é a sua rotina, quais programas (e episódios) que você mais gostou até hoje, etc.
Apple Podcast
Começo pelo que já está instalado por padrão para quem é usuário Apple. Pode parecer estranho, mas o Apple Podcasts é multiplataforma. Embora seja nativo no iPhone e iPad, ele está disponível para Windows através do iTunes, bem como no macOS (também nativo).
Castbox
É o que tenho usado (esse e o Airr). O Castbox tem algumas características próprias e tem recebido críticas positivas por isso. Já ganharam vários prêmios do Google e da Apple nos últimos dois anos. O sistema de busca é ótimo, você pode buscar por programa, por episódio, por network ou por nome, o que retorna todas as ocorrências da pessoa, seja como apresentador ou convidado. Tem também uma sessão para comentários, que traz uma dinâmica menos solitária para a sua audição.
Eles não só estão no iOS e Android, mas também tem uma versão para o Amazon Echo Skill e tem suporte para o Apple Watch & CarPlay.
Airr
Já escrevi sobre ele aqui.
O Airr é um player de podcast que permite destacar, adicionar uma nota e compartilhar trechos de episódios. Ao ouvir algo incrível, você pode salvá-lo com um toque ou mesmo apenas com sua voz. Você pode compartilhar um trecho em qualquer lugar, com um link ou videoclipe.
Imagine que você está ouvindo tranquilamente seu podcast preferido enquanto faz sua corrida, sua caminhada, sua bike, ou no ônibus ou metrô. Ou seja lá onde for que você goste de escutar seus podcasts. De repente o papo fica ótimo e alguém fala uma coisa muito legal, daquelas que a gente não quer esquecer. Se fosse um livro, você pegaria aquelas canetinhas coloridas e marcaria o texto.
Com o Airr você faz a mesma coisa, com áudios. São as AirrQuotes, portas você guardar como áudio ou texto transcrito.
Shuffle
O Shuffle tem uma proposta parecida com a do Airr, você pode salvar trechos e, se quiser, pode compartilhar na comunidade deles ou na rede que quiser. E obviamente, você também acaba consumindo os trechos separados pelos outros usuários, uma das melhores maneiras de se achar episódios e programas novos. Minha única crítica é que o app abre em autoplay, mas passada essa tela inicial a experiência é tranquila e fluída.
Eles dizem que querem ser “o TikTok dos podcasts”, mas acho que não deviam :)
Tem um waitlist para Android no site.
Podbean
Podbean é uma empresa de hospedagem de podcasts que também oferece um aplicativo de podcast – e agora também oferece uma skill para a Alexa.
O app é fácil de navegar e usar e já conquistaram um monte de avaliações com 5 estrelas.
Se você quiser criar um podcast direto no seu celular também dá, este aplicativo permite que você grave e transfira para a conta de hospedagem Podbean.
Stitcher
Uma das coisas mais úteis do Stitcher é a possibilidade de procurar episódios, não só podcasts inteiros. Você pode criar listas de reprodução, encontrar novos podcasts, ouvir notícias, e muito mais.
É um aplicativo gratuito que oferece um serviço de assinatura premium por US$ 4,99/mês para remover anúncios e ouvir os programas originais.
Laughable
O Laughable começou obviamente focado em podcasts de humor, mas hoje funciona para todos os gêneros e de uma forma bem diferente dos outros.
A diferença é que você assina e segue pessoas que são comediantes, jornalistas, atores, atletas, músicos, autores, políticos etc. O app acha qualquer referência a eles, seja como apresentador, convidado, menções… tudo.
É ótima opção para acompanhar tudo sobre aquela pessoa que você admira.
TuneIn Radio
O TuneIn Radio é original, pois se concentra na MLB, NBA, NFL e NHL com seu serviço de assinatura premium. Ele funciona com o CarPlay, Apple Watch e Chromecast.
Spotify
O Spotify é conhecido pelas músicas, mas eles também têm investido pesado na parte de podcasts com curadoria caprichada e aproveitando a familiaridade que as pessoas já têm com o player e seus comandos. E se você quiser hospedar seu podcast e ele não estiver disponível ainda por lá, é só solicitar que o Spotify inclue.
Apps exclusivos para iOS
Overcast
Também um dos melhores. O overcast é mantido por anúncios, mas são sempre de outros podcasts e pode ser que você até acabe recebendo sugestões de coisas legais. Você também pode pagar para removê-los.
Os destaque incluem:
Smart Speed
Reforço de voz
Filtragem e reordenação de listas de reprodução
Descobertas através de seus seguidores no Twitter
Castro 3
Castro 3 é um player bastante original. Eles têm um recurso legal de caixa de entrada que permite que você crie filas ou arquive novos episódios – ótimo para quando você não quer ouvir cada episódio de cada podcast. Tem modo noturno.
É bem projetado e funciona muito bem, especialmente quando você é assinante de muitos podcasts diferentes.
Versões para iMessage e Apple Watch.
ListenApp
ListenApp é um aplicativo de podcast sem anúncios. Eles também estão prestes a lançar funcionalidades sociais (algo ainda pouco explorado no universo de podcasts) com a nova atualização.
Os destaques incluem:
Livre de anúncios.
Crie e gerencie facilmente uma fila personalizada.
Acesso a episódios previamente escutados.
Salve seus dados e alterne entre stream e downloaded
Veja os programas recomendados com base em seus interesses e o que é tendência.
Alternar a velocidade de reprodução de acordo com sua preferência.
Downcast
Downcast é um ótimo aplicativo para organizar seus podcasts e oferece um monte de recursos úteis. Ele também tem sincronização iCloud para que você possa retomar de onde parou.
Inclui suporte para iPad, Apple Watch e CarPlay. Eles também têm uma versão MacOS por $4,99.
PodCruncher
PodCruncher tem “controle de reprodução inigualável” oferecendo controle de velocidade de reprodução, gestos, visão de paisagem, temporizador de sono, controle deslizante de várias velocidades e muito mais.
iCatcher
iCatcher! Podcast Player permite baixar e ouvir (ou assistir) seus podcasts. É um aplicativo universal, ou seja, funciona no iPhone e iPad, e eles também têm um aplicativo Apple Watch.
Castaway 2
Por último, mas não menos importante, é o Castaway. Você pode baixar e transmitir episódios de podcast, ajustar a taxa de reprodução, receber notificações para novos episódios, e muito mais.
Sua interface é ótima, com ilustrações grandes e tem controles fáceis de usar.
Ufa, tá bom, né? Vou preparar outro post para falar sobre dicas de programas e episódios imperdíveis. ;)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Não entrou na lista, mas curto o Breaker https://www.breaker.audio/
Eu testei o Breaker logo que saiu, a primeira impressão foi ótima, mas depois começou a dar umas enroscadas. Vou baixar de novo e usar um pouco. Valeu pela dica Felipe.
Wagner, qual é o app que tá na capa da matéria?
Oi Erick, é apenas uma arte genérica, ilustrativa. 👍🏻