Lembra do MySpace? E do Friendster ou Bebo? Na curta história da internet muitas plataformas de mídia social alcançaram a fama antes de desaparecerem. O site www.chartr.co mapeou o volume de pesquisa do Google para 9 delas desde 2005 para apurar quando cada uma atingiu seu máximo de atuação.
Para as plataformas mais antigas, os gráficos oferecem poucas surpresas – subidas e quedas acentuadas à medida que foram substituídas e esquecidas. Algumas, como o TikTok, ascendem como um foguete. Outras, como o Reddit, tiveram um caminho mais suave. Desde seu lançamento em 2005, a plataforma não teve picos de popularidade como Facebook, Instagram ou Snapchat, mas durante esses 15 anos o interesse pelo Reddit sempre aumentou. Prova do sucesso aconteceu há uma semana quando a empresa levantou US$6 bilhões em investimentos.
No entanto, a trajetória mais interessante é a do Twitter. Em 2015, o número de pesquisas diminuia e a empresa não conseguia atrair novos usuários. Para a maioria das plataformas de mídia social, essa é geralmente uma via de mão única: uma vez que o declínio começa, nada consegue reverter o processo. Mas para toda regra há exceção. Talvez tenha sido a eleição do presidente Trump, que usou o Twitter com mais intensidade do que qualquer líder mundial até então. Ou, então, simplesmente porque seu conteúdo é publicado muitas vezes antes de outras redes. Seja qual for a razão, o Twitter mudou as coisas e voltou a crescer. Dados recentes revelam 192 milhões de usuários ativo na plataforma, um aumento de 27% em relação ao ano passado.
Fica aqui a questão final: uma mídia social pode se transformar, mas pode ser relançada com sucesso? Logo descobriremos, porque é exatamente isso que os fundadores do Bebo irão fazer ainda mês. Quem navegar, verá.
Muito interessante! Publiquei nas minhas redes sociais.
Queria ver um gráfico da TV aberta, para comparar a essas redes, com a mesma metodologia.
Incrível ver nos gráficos a incrível reviravolta do Instagram frente ao Snapchat, a estratégia deles foi fundamental para reverter a evasão.
Interessante mesmo Carlos. Acho que um ponto a ser levado em consideração é a fase de lua-de-mel com as redes novas, a parte de experimentação, como está acontecendo com o Clubhouse agora (e que já foi devidamente estragado por publicitários hehe). O fato do retorno às redes tradicionais é portanto algo bem positivo. Twitter é um porto seguro para muitos.