As pessoas vêm, normalmente, com dois rins saudáveis de fábrica. Só precisamos de um para sobreviver, portanto, o segundo pode ser doado sem grande risco para o doador. Porém, vender um rim é ilegal na maior parte do mundo, por questões morais e práticas.
Dadas as restrições políticas e legais relativas às transações de rins e outros órgãos em geral, outras soluções “alternativas” costumam vir à tona.
Por exemplo, teve um caso super nobre, de dois laureados com o Nobel da Economia que ganharam o prémio pelo seu trabalho com a “Matching Theory” (“teoria da compatibilidade”) que, como o New York Times reportou na época, tem aplicações práticas e diretas para aqueles que estão na fila de doações de rins.
Maaaas… se tem lugar para Prémio Nobel, com certeza também tem lugar para o seu oposto. E qual seria?
Um reality show, claro.
De Grote Donorshow
Em 2007, um produtor de televisão holandês teve uma ideia que chocou o mundo: um reality show onde três pacientes, todos precisando de um rim, apresentavam o seu caso ao público.
Perto dalí, uma doente terminal, com seu rim saudável, disposta a doá-lo após a sua morte, de acordo com o que os telespectadores considerassem ser o candidato mais merecedor do orgão.
O programa, chamado De Grote Donorshow (algo como “o show do grande doador”), foi no mínimo, controverso.
Foram várias as tentativas de interrupção imediata solicitadas pela Dutch Kidney Foundation. Muitos declararam que o programa era absurdo e motivo de vergonha para a Holanda inteira.
Mas toda essa polêmica foi bem-vinda.
Na verdade o De Grote Donorshow não era um programa de verdade, foi uma farsa. Foi feito para aumentar a consciência da falta de rins disponíveis nos Países Baixos e da baixa taxa de registo de doadores de órgãos do país.
A doente terminal era uma atriz e não havia nenhum rim para ser doado. Os três doentes com insuficiência renal precisavam de fato de rins, e toparam participar para trazer mais verdade e ajudar a causa.
O resultado?
A pegadinha funcionou. Segundo o portal de notícias holandês NU.nl, poucos dias após o final do programa, mais de 40.000 formulários de doação foram preenchidos no site de registo nacional de doadores. E depois de aproximadamente um mês, mais de 7.000 novos doadores foram registados.