(clique no player acima para assistir ao video)
Lisboa está na moda, mas com os turistas veio também a gentrificação (fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local): em apenas 3 anos, o número de Airbnbs disparou 400% e pressionou os preços dos aluguéis, que subiram 40%, expulsando os moradores locais do centro de Lisboa.
O Minipreço, supermercado do Grupo Dia, colocou seu slogan em prática (“Sempre ao seu lado, com os melhores preços”) e resolveu ajudar os moradores a pagar seus aluguéis cada vez mais altos, com uma iniciativa bastante criativa: uma verdadeira rede de outdoors, montada a partir da lavanderia dos apartamentos e com lucro destinado as famílias que penduram as ofertas.
Com outdoors feitos de lençóis, pôsteres de toalhas e muitos formatos especiais, esse projeto aproveitou o orçamento de mídia da marca para aumentar o orçamento mensal das famílias. Todos os varais nesses bairros são voltados para a rua e não foram escolhidos com base na localização, mas sim nas famílias que mais precisavam. Uma associação local portuguesa, a APPA, selecionava as famílias e, todas as semanas, dez famílias diferentes eram escolhidas para pendurar as promoções.
O projeto gerou mais de 3,6 milhões de impressões nas redes e arrecadou 450.000 €. Esteve presente em quase todos os meios de comunicação em Portugal. Teve um artigo de 2 minutos no noticiário do horário nobre do maior canal de Portugal, a TVI, um artigo de 2 páginas na versão impressa do maior jornal de Portugal, o Público; e chegou a ser capa do 4º maior jornal, o “Jornal I”
Esta campanha ganhou o Prêmio Genius Locci, foi indicada para o GP e levou Ouro em Outdoor no ADC * E Awards 2020