Foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira (15), o recurso Timelapse do Google Earth permite que o usuário perceba as principais mudanças do planeta de 1984 até 2020. Tudo isso graças às 24 milhões de fotos de satélites registradas ao longo últimos 37 anos, que foram combinadas para análises comparativas.
No maior update do Google Earth desde 2017, você pode agora ver o nosso planeta numa dimensão inteiramente nova – o tempo. Com o Timelapse no Google Earth, 24 milhões de fotos de satélite dos últimos 37 anos foram compiladas numa experiência interactiva 4D. Agora qualquer pessoa pode ver o tempo desdobrar-se e testemunhar quase quatro décadas de mudança planetária.
E para o lançamento, criaram um belo filme para nos fazer pensar em outras proporções e perspectivas, principalmente em relação a passagem do tempo.
Você mesmo pode usar o Time Lapse doGoogle Earth para fazer suas próprias explorações usando seu browser aqui.
Como Usar
Em seu navegador, abra o site do Google Earth por meio deste link e acesse o ícone “Viajante” (parecido com uma roda de controle de um navio), localizado na barra lateral.
Desça com o scroll de seu mouse até encontrar o recurso Timelapse. Clique sobre ele.
O Google Earth vai abrir uma aba que possibilita a navegação por tours predefinidos. Caso deseje buscar uma região específica, utilize a barra de pesquisa e veja se o local digitado figura no banco de dados da ferramenta.
Após escolher o local, basta aguardar o carregamento do recurso. O timelapse será reproduzido automaticamente, mas será possível pausar em um ano específico para observar as imagens.
Como usar o recurso Timelapse do Google Earth pelo smartphone
O processo para utilizar a ferramenta nos dispositivos móveis segue o mesmo método utilizado no passo a passo para computadores.
Abra o app em seu dispositivo e clique no ícone “Viajante”.
Procure pelo recurso Timelapse no Google Earth e clique sobre ele.
Agora é só escolher entre os tours predefinidos ou fazer a busca por uma nova região.
Feito isso, aguarde o carregamento do recurso para observar as mudanças registradas na localidade escolhida.