Marie Curie, como sabemos (e quem falar que isso é spoiler precisa voltar pra escola porque … pelamordedeus), morreu (sim, isso NÃO É SPOILER) de tanta dedicação ao seu trabalho. Ficou tão obcecada pela investigação dos elementos rádio e polônio que acabou morrendo pelos efeitos colaterais da radiotividade.
Todos nós devemos muito a essa grande mulher que não toa é frequentemente apontada como uma das maiores cientistas do mundo, não apenas por suas descobertas mas também pela sua postura e perseverança nessa investigação científica. E que funciona bem como apelo comercial com a questão de gênero, mas pelo menos com relevância. merecimento e sem forçar a barra.
O filme, que é baseado no livro homônimo de Lauren Redniss de 2010, tem essa intenção e segue fiel aos fatos a maior parte do tempo, mas ocasionalmente opta por uma abordagem mais ficcional.
No elenco, temos Rosamund Pike (a bond girl Miranda Frost em Die Another Day e mais recentemente em “Eu Me Importo”) como Marie e Sam Riley como Pierre. São a alma do longa.