O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021

Depois de um ano de caos, o Google mira no normal no I/O 2021
O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021 O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021

Aconteceu hoje a abertura do Google I/O 2021, com o CEO da empresa, Sundar Pichai, e os principais executivos apresentando as novidades e lançamentos do Google. A apresentação foi minimalista, com apenas um telão e um palco ao ar livre no jardim da empresa, com uns poucos convidados para cnfigurar o que seria uma plateia.

O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021
O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021

Android 12

Segundo o Google, são atualmente 3 bilhões de aparelhos rodando o sistema operacional da empresa ao redor do mundo – entre celulares, tablets, relógios, carros e outros dispositivos.

Todos os aplicativos e serviços do Google devem incorporar uma linguagem visual chamada de “Material You”, mais colorida e personalizável, segundo a empresa.

O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021
Esquema de cores do Android vai se adaptar automaticamente de acordo com o papel de parede.

Um exemplo dessa linguagem é a tela inicial do Android. Ao escolher um papel de parede, o sistema vai identificar a paleta de cores e vai se adaptar – todos os menus vão incorporar tons compatíveis.

A nova aparência do sistema inclui botões maiores, mais animações de transição entre aplicativos e uma nova barra de notificações.

O telão no jardim e as novidades na abertura do Google I/O 2021

Recursos de privacidade:

Seguindo novidades de controle de privacidade anunciadas pela concorrente Apple no ano passado, o Google adicionou indicadores da utilização da câmera e microfone.

Um pequeno ponto aparecerá no topo direito da tela para indicar que o microfone ou a câmera estão ativos.

Há ainda uma opção nas configurações para desabilitar completamente os componentes, para todo o sistema – e quando um app precisar usá-los, uma janela pedirá permissão.

Haverá ainda um “painel de privacidade” que vai mostrar quantas vezes e por quanto tempo os recursos de localização, microfone e câmera foram ativados.

Outras novidades:

  • Será possível tirar capturas de tela (prints) de telas completas – o sistema vai automaticamente rolar uma janela para pegar todo o conteúdo;
  • O Google prometeu melhorar a integração com lojas de aplicativos de outras empresas;
  • Mais integração com Chrome OS, o sistema da empresa presente nos Chromebooks;
  • O sistema também ganhou um controle remoto integrado para sistemas com Android TV, como as novas gerações do Chromecast e TVs;
  • Os smartphones Pixel, fabricados pelo próprio Google, ganharão melhorias na câmera para representar com mais fidelidade fotos com pessoas negras.
  • Google e Samsung se uniram para desenvolver novo sistema operacional para os relógios Galaxy.

Quando chega?

As atualizações do Android dependem de cada fabricante que utiliza o sistema – alguns modelos, por exemplo, estão recebendo o Android 11 somente neste ano.

O Google disse, no entanto, que está trabalhando com parceiros para acelerar a chegada das novas versões.

Google Fotos

O Google Fotos, que deixará de oferecer armazenamento ilimitado em junho, vai ganhar novos recursos nos próximos meses:

  1. Uma inteligência artificial vai criar uma versão animada combinando fotos tiradas em sequência, criando movimento “natural”, como se fosse um vídeo;
  2. Os usuários vão poder escolher datas ou certas pessoas para não aparecerem no recurso de memórias, que mostra fotos de anos anteriores. A ideia é evitar a lembrança de momentos difíceis;
  3. Pastas com senhas para proteger fotos sensíveis.
Neste exemplo do Google Fotos, a imagem do meio não existe, e foi criada por uma inteligência artificial a partir do contexto das outras duas cenas. — Foto: Reprodução/Google
Neste exemplo do Google Fotos, a imagem do meio não existe, e foi criada por uma inteligência artificial a partir do contexto das outras duas cenas.

Inteligência artificial

A empresa demonstrou alguns avanços na área de inteligência artificial (IA), como o modelo de linguagem “LaMDA”, que pode usado para aplicações de diálogo – conversas com assistentes virtuais, por exemplo.

Nas demonstrações do Google, a inteligência artificial “incorporou” a identidade de Plutão, contando algumas curiosidades como a composição geológica do planeta e detalhes sobre a missão New Horizons, que levou uma sonda para estudar o planeta-anão, em primeira pessoa.

Modelo de linguagem 'LaMDA' do Google responde a perguntas em demonstração no Google I/O 2021. — Foto: Reprodução/Google

Modelo de linguagem ‘LaMDA’ do Google responde a perguntas em demonstração no Google I/O 2021. — Foto: Reprodução/Google

O produto ainda está em fase de pesquisas, segundo o presidente da companhia. Por enquanto, essa IA só compreende texto escrito – com o tempo, a intenção é expandir as capacidades para vídeos, permitindo fazer buscas como “me mostra o momento em que um leão ruge no por do sol”.

Gerenciador de senhas

O navegador Google Chrome conta, há algum tempo, com um gerenciador de senhas – uma ferramenta que permite salvar as informações de login dos sites.

Durante a conferência, a companhia anunciou algumas melhorias como um atalho para alterar a senha quando for identificado que as suas credenciais foram vazadas.

Google Meet e Workspace

A plataforma de videochamadas Google Meet vai ganhar, nos próximos meses, opções para reorganizar as janelas de cada participante e legendas automaticamente traduzidas.

As novidades do Workspace, suíte de ferramentas para trabalho e produtividade, que foram anunciadas em outubro passado, estão disponíveis a partir de agora.

Entre elas a possibilidade de fazer chamadas de voz ou vídeo direto de um documento de texto ou apresentação de slides e melhorias nas opções de marcar outros colaboradores em projetos.

Renovação nos relógios Galaxy

Uma parceria entre Google e Samsung vai desenvolver o novo software Wear OS para os relógios Galaxy. O projeto também envolve a própria marca de relógios da Google, a Fitbit, que também ganhará uma nova versão do sistema operacional.

Add a comment

Deixe um comentário