Podia ter saído de um filme de ficção científica, mas não. É bem real. Em Portugal, o fabricante de denim, Azgard9, a agência de publicidade , Stream and Tough Guy e a agência de branding e design, This is Pacifica, uniram-se para criar o conceito por detrás de um projeto de sustentabilidade pioneiro.
A peça, denominada “CO2AT”, foi produzida no âmbito do recente reposicionamento da Azgard9 “Future Before Fashion”, com foco no desenvolvimento de produtos e soluções com baixo impacto no meio ambiente. Criado em parceria com o laboratório inglês, Post Carbon Lab, CO2AT é um ser vivo. O seu capuz é tratado com pigmentação microbiana comportando-se, assim, como uma planta ao utilizar microorganismos fotossintéticos – um processo através do qual as plantas absorvem dióxido de carbono que transformam posteriormente em glicose e oxigénio. Dessa forma, durante o seu ciclo de vida, a peça liberta oxigénio, melhorando o ambiente imediato do utilizador, impacta positivamente o meio ambiente e produz, aproximadamente, a mesma quantidade de O2 que um carvalho. Um dos principais produtores de denim do Paquistão, Azgard9, implementou, assim, um projeto de moda altamente inovador e desafiador que aspira a perceber como o futuro da moda poderá realmente vir a ser; com uma peça de roupa capaz de ter o mesmo impacto ambiental que uma planta.
“Enquanto as marcas estão a pensar na próxima coleção, nós estamos a pensar em coleções de e para o futuro. Na verdade, em como as roupas podem ser pensadas daqui a cinquenta anos. Foi nesse sentido que produzimos algo que poderia fazer parte da coleção de 2043 de todas as marcas. Estávamos cansados de pensar em como poderíamos mudar o “futuro da moda” para melhor e decidimos fazer algo a esse respeito”
Explica Ahmed Shaikh, CEO da Azgard9
Foi assim que nasceu este CO2AT: uma peça de laboratório projetada e criada para mostrar à rede de marcas parceiras da Azgard9, como a indústria da moda pode começar a ter mais do que uma voz no esforço por maior sustentabilidade e começar a fazer algo em concreto.
“Quando colocamos o futuro antes da moda, estamos a tentar antecipar no tempo aquele que pode ser o melhor futuro possível, daí a ideia de criar e enviar para grandes marcas de moda uma simulação de como poderia ser uma peça de roupa da sua coleção outono / inverno 2043, se toda a indústria trabalhasse em conjunto.”
Afirma Miguel Durão, Creative Partner da Stream and Tough Guy.
A inovação é o caminho. A sustentabilidade mainstream é o destino.
Enquanto Azgard9 materializou uma ideia do futuro, o objetivo agora é transformá-la num conceito mainstream. Servindo como um manifesto para o mundo da moda, esta peça viva está a ser partilhada com a rede global de Azgard9, que vai dos grandes grupos de moda como LVMH, às maiores marcas de fast fashion como ZARA.
Fiel à crença de que o planeta pertence a todos, a Azgard9 deseja que a sua ideia de sustentabilidade seja acessível para toda a gente. Uma ideia de “Sustentabilidade Mainstream” que materializa a assinatura “Future Before Fashion”, criada para impulsionar as pessoas a agirem agora.
“Somos uma empresa com 30 anos de experiência e produzimos algumas das mais incríveis peças de ganga para as principais marcas de moda do mundo, criando uma rede de pessoas que têm o poder de fazer a mudança. É nossa responsabilidade usar isso a favor de uma causa maior. Ser lucrativo ainda é uma prioridade de negócio para nós, evidentemente. Mas queremos ter um negócio responsável, que olhe para o futuro e saiba que a sustentabilidade é a chave, se queremos um futuro para a nossa empresa e o nosso planeta. Podemos ter um impacto positivo no meio ambiente e queremos mostrar aos nossos stakeholders que podemos ajudá-los a alcançar isso. Queremos mostrar-lhes como pode ser o futuro da moda, hoje”,
Conclui Ahmed Shaikh
CRÉDITOS
Cliente: Azgard9
Agência: This is Pacifica + Stream and Tough Guy
Direção Criativa: Filipe Mesquita & Miguel Durão
Estratégia: João Ribeiro & Nicolas Grassi
Design: Filipe Mesquita, Pedro Serrão, Pedro Mesquita, Luís Cepa
Project Management: Ana Fernandes
Brand Direction: Bernardo Lago Cruz
Videocase: Vladimiro Leopoldo
Direção de Fotografia: João Castela
Música e Sound Design: Nuno Craveiro
Entrevistas: Ahmed Sheikh (Azgard9 CEO), Dian-Jen Lin (Post Carbon Lab R&D)
Filmagens em Londres: Louis Hollis
Filmagens no Paquistão: Hassan Bakhtiar Mirza, Yogi Studios
Sound Mix: Guel
3D film: @looooooch.kb
3D render: @looooooch.kb
Fotógrafo In studio: Nuno Moreira
Direção Criativa de Fotografia: Frederico Martins
Vídeo e Edição: Raul Sousa
Videógrafos de Drone: Óscar Ribeiro & Liliana Pina
Assistentes de Imagem: Pedro Sá, João Ferreira & Marina Rosillo @ Lalaland Studios
Gaffers: STP Audiovisuais
Cabelos e Maquilhagem: Patrícia Lima
Modelos: Maria Miguel @ Central Models & Paulo Spencer @Face Models
Produção: Diogo Oliveira @ Lalaland Studios
Retouching: José Paulo Reis @ Lalaland Studios
Photosyntetic R&D: PostCarbonLab (Dian-Jen Lin + Hannes Hulstaert)
Produção do CO2AT: Toptuxedo (Isaac Gomes, António Costa)
Tecido: LMA (Luís Dias)
Etiquetas e transfers: Heliotextil (Miguel Pacheco, Conceição Teixeira, Ana Bulhosa)