Bianca Andrade, de 26 anos, é o tipo de pessoa que é difícil ficar na camada superficial na hora de se descrever. Carioca da Maré, é daquelas histórias de quem realmente correu atrás dos seus objetivos, se virou com o que tinha, mas, sobretudo, nunca deixou de prestar atenção naquilo que estava acontecendo ao seu redor.
Com a eloquência e a firmeza de uma experiente mulher, que carrega consigo um vasto repertório de vida, e a humildade de uma menina, que leva por onde passa o brilho nos olhos da eterna sonhadora que é, Bianca Andrade se tornou Boca Rosa.
Primeiro uma conta no Orkut, que falava de maquiagem. Um blog sobre o assunto veio na sequência. Depois a sagacidade de ser uma das primeiras a entender que o YouTube era um negócio. Por fim, Boca Rosa virou sua própria marca de cosméticos. O combo de uma celebridade que, sempre atenta, soube capitalizar as oportunidades que potencializaram seu nome e seu negócio.
De equipamentos e iluminação improvisados na sua casa na Maré, fazendo o que podia para acompanhar o buzz, hoje possui em seu canal do YouTube 5,6 milhões de inscritos e mais 15 milhões seguidores no Instagram, sua maior plataforma de conversa.
Em uma entrevista para a Forbes, ela foi questionada sobre quais são as cinco características fundamentais para mulheres que querem chegar aonde ela chegou. Sua resposta diz muito sobre quem ela é e ajuda um pouco na missão de traçar um perfil do porquê o fenômeno Boca Rosa ter acontecido em cima de valores tão legais. Confira:
“Ambição. Estamos acostumadas a olhar essa palavra com um viés negativo e, quando estudamos sobre empreendedorismo, essa é uma das maiores características de um empreendedor, que não é igual a ganância. A ambição é o que você quer, o que você almeja, qual é o seu sonho? Se achar merecedora do que pretende conquistar.
Resiliência. Para qualquer mulher que queira trabalhar em qualquer área, é preciso entender que os erros, os fracassos, vão acontecer e tudo bem. O importante é não parar ali. É importante entender que, se aquilo não te levou a algum lugar, por outro lado te ensinou alguma coisa, que vai te levar a algum lugar.
Confiança. Confia na sua intuição, confie no que você quer, confie no que você ama. Às vezes a gente fica muito em dúvida, porque a mulher é provada o tempo todo, né?. ‘Você não é boa nisso, você não é boa naquilo. Tem certeza que você gosta disso? tem certeza que você entende daquilo?’. A gente pensa que é bobeira, mas desde pequena vem um monte de ‘serás’ na cabeça, e a gente tem que ter menos ‘será’ e mais eu quero isso, eu vou conquistar isso, eu vou chegar lá. Acho que essa autoconfiança me ajudou muito.
Verdade. Se você não tem verdade, não é verdadeiro com as pessoas e com tudo o que você convive, não se cria um solo forte. Você monta todo o seu império em cima do nada. Não crie personagens, não faça coisas que você não quer, aprenda a falar não.
Paixão. Se você não tem tesão pelo negócio, se não te pulsa, não te deixa felizona, não vai funcionar. Estes são alguns pontos que toda mulher precisa ter para chegar onde quer, em qualquer área da vida. Isso me ajudou muito e são coisas que eu fui aprendendo. E cada coisa que eu aprendia eu via o quanto aquilo precisa ser falado até para nós mesmas, sabe?”.
Ambição, resiliência, confiança, verdade e paixão. Adicionaria aí, na análise do sucesso de sua carreira, essa atenção específica pelas oportunidades e pelo buzz que foram aparecendo no seu caminho. Ambição, resiliência, confiança, verdade, paixão e atenção. Essa é Bianca Andrade.
Também não deixe de conferir outros episódios dessa série: