Dois botões que irritam: o do microondas e o do envio de áudio no WhatsApp

Me faça um favor. Aperte o pause aqui nesse post e se encaminhe ao microondas mais próximo.
Dois botões que irritam: o do microondas e o do envio de áudio no WhatsApp Dois botões que irritam: o do microondas e o do envio de áudio no WhatsApp

Me faça um favor. Aperta o pause aqui na leitura desse post e se encaminhe ao microondas mais próximo.

Dê uma olhada no painel, bem de pertinho e responda: qual é o botão mais detonado? Qual o mais desbotadinho e arranhado? Qual o mais achatadinho de tanta dedada?

Nem precisa responder. É o “LIGAR”, claro. Afinal, quantas vezes por dia esse coitado é apertado? Dezenas? Centenas?

E se você for como eu, que uso o mesmo botão de acionamento para ir aumentando o timer de 30 em 30 segundos, aí então o pobre do botão é praticamente a única coisa que você mexe no micro, além da porta, claro (que aliás também tem sua parcela de ineficiência, mas hoje vamos focar no botão).

Bom, então acho que não resta dúvida quanto a importância desse quase único ponto de contato entre humano e máquina, certo?

E onde eles colocam o dito cujo?

Láááááá pra baixo! Canto inferior direito. Mais um pouquinho e seu dedo ficava entalado naquele vão alí.

Dois botões que irritam: o do microondas e o do envio de áudio no WhatsApp
sim, imagem exagerada e meramente ilustrativa para explicitar meu ponto

Ah, faça-me o favor!

O botão de “descongelar um peixe” tá onde? Lá no alto! Do lado do “descongelar feijão”!!! Mas quem é que faz essas coisas?? Tem até um botão pra fazer brigadeiro, tudo alí na área nobre do painel.

Fabricantes, tenham dó. Dêem ao botão de LIGAR a dignidade e a importância que ele merece. Não tenham medo, façam um botão do tamanho de uma carta de baralho, no alto do painel. Algo que eu consiga usar o cotovelo se for preciso.

Olha esse aqui, que beleza:

Dois botões que irritam: o do microondas e o do envio de áudio no WhatsApp
Lindo! Nada de peixes, feijões ou brigadeiros.

O outro: o botão de envio de áudio pelo Whats

OK, tenho dedos de gorila, admito. Mas existem outros gorilas por aí. Agora, me explica por que um botão que as pessoas usam o tempo, cheio de gente falando no celular como se ele fosse uma bandejinha de tanto que usam o recurso de áudio e aí o botão é do tamanho de uma ervilha?

E adivinha onde? Canto inferior direito!!

Bem alí, na borda da tela, aquele lugar em que a presença do seu dedo é praticamente uma eclipse e bloqueia qualquer possibilidade de visualização do que deve ser acionado. Qual o problema de se fazer um comandinho legal, tipo um slide que faça surgir um botão grande na tela para transformar seu Whats em um Walkie-Talkie?

Eu sei, não sou um super usuário de WhatsApp, muito menos do áudio áudio e sei que tem aquela deslizadinha pra não precisar ficar segurando e tal… mas o problema do tamanho e do bloqueio visual do botão do microfone continua valendo. Conceitualmente falando, claro. Não estou sugerindo a UI, mas sim o UX.

Dois botões que irritam: o do microondas e o do envio de áudio no WhatsApp
sim, imagem exagerada e meramente ilustrativa de novo

Pronto, passou. Registro feito. Claro que existem muitas outras interfaces que sofrem desse mesmo problema de botões pequenos e extremamente mal-posicionados, mas esses dois foram os que lembrei agora, enquanto esperava minha pipoca ficar pronta.

Me conta se você também se irrita com esses ou se é uma rabugentice minha mesmo. E se você lembra de outros exemplos.

2 comments
  1. Em todos os casos, a situação se resolveria com, uma única palavra: empatia.
    Chega pro designer e diz “se você tiver que usar um único microondas para o resto da sua vida como ele seria?” ou “você vai fazer a interface de áudio do WhatsApp e vai ter que se comunicar exclusivamente por ela por 12 meses. Veja lá o que você vai fazer…”

Deixe um comentário