A Twitch e o Itaú Unibanco lançam um projeto em parceria no próximo dia 30 de julho. O #FeitoComTodes é um canal com a programação voltada à valorização da diversidade, a disseminação de boas práticas no chat e a presença segura da comunidade LGBTQIA+ no cenário de e-sports e tecnologia.
“Seja por meio da nossa marca ou em parcerias comerciais, a Twitch sempre busca apoiar e ampliar iniciativas que fomentem uma comunidade mais inclusiva e igualitária, online e offline, dentro e fora do serviço. Esta iniciativa com o Itaú, além de um marco para a comunidade, também reforça nosso posicionamento compartilhado em prol de um cenário gamer mais diverso e seguro”, afirma Phil Chaves, diretor comercial da Twitch.
#FeitoComTodes, uma alusão ao novo posicionamento do banco, é baseado no evento original Twitch Paratodes, que ocorreu ao longo de 2020, com o objetivo de destacar criadores e incentivar o debate e a inclusão. As primeiras edições do Paratodes reuniram dezenas de streamers, artistas e criadoras e criadores de conteúdo relevantes no cenário em lives sobre visibilidade lésbica, consciência negra e combate à LGBTQIAfobia.
Entre as criadoras e os criadores participantes, estiveram a drag queen Rita Von Hunty, os coletivos Afrobapho e Batekoo, as cantoras Mel, Bia Ferreira, a criadora Preta Araújo, e os cantores Rico Dalasam e Jaloo.
“Assim como lançamos o edital para financiar projetos LGBT+ para valorizar as questões de diversidade dessa comunidade no País, e criamos a Squad da Boa Influência em nossas redes sociais, a parceria com a Twitch vem para dar luz à necessidade de respeito às pessoas no ecossistema dos e-sports”, explica Robson Harada, head de Growth Marketing do Itaú Unibanco. “Somente um ambiente plural e seguro permitirá que a transformação social continue acontecendo também por meio dos games”, finaliza o executivo.
O universo gamer tem a reputação de ser um espaço predominantemente masculino. Mas, de acordo com a pesquisa PGB de 2021, este cenário já começou a mudar. Atualmente, 51,5% das pessoas que aderiram aos games no Brasil são mulheres e 50% de toda a audiência é composta de pessoas negras. A Twitch acredita na capacidade de descoberta de novos públicos e criadores em streaming e promove iniciativas com a intenção de tornar o serviço cada vez mais plural, assegurando que todas e todos sejam celebrados e apoiados.
Itaú, games e e-sports
Esse projeto faz parte de um movimento recente do Itaú em investir nos games e e-sports. Recentemente, o banco anunciou uma parceria com o streamer Flakes Power, criando a Hero Base, e também com a Loud, uma das maiores organizações de e-sports do Brasil. Veja a matéria que conta a estreia da marca no cenário de forma mais completa.