Enquanto os colegas postam campanhas incríveis, reconhecidas em festivais, o job sobre a sua mesa parece não render – horas de pesquisa de referências, brainstorm, rascunhos e … nada comparável aos trabalhos premiados que estampam as redes sociais.
É fácil – e tentador – duvidar da própria capacidade. E acredito que muitas carreiras criativas tenham sido desencorajadas pela ansiedade de não se sentir produzindo em nível competitivo.
Mas antes de duvidar de você mesmo, alguns dados:
- Algoritmos de redes sociais distorcem nossa percepção da realidade. A vida real é bem mais sem graça do que o feed;
- Apenas 3.3% do trabalho enviado para os festivais é premiado. Ou seja: você não está vendo 97% dos trabalhos enviados. Que provavelmente são mais “normais”;
- Por último: você tem clareza de onde está na sua jornada?
A nossa produtividade criativa se desenvolve com o tempo. E quem disse isso foi a Universidade da Califórnia.
Nossa produtividade criativa ao longo da carreira.
Num estudo realizado com mais de 1600 profissionais criativos de diversas áreas, os números apontaram que, se você é uma pessoa que inicia sua carreira por volta dos 20 anos de idade, suas primeiras contribuições de qualidade acontecem depois de 6 anos de estrada. O auge da sua produtividade criativa acontece perto dos 40 anos de idade (ou 20 de carreira), e assim permanece até os 60. Repare no gráfico que continuamos criativamente produtivos depois dos 60, mas os 62 marcavam a média onde os participantes da pesquisa concluíam suas carreiras.
Mas vamos falar de você.
Onde você está nessa jornada?
Menos de 6 anos de carreira? Então deixe a ansiedade de lado e aproveite para testar métodos e descobrir a sua maneira de criar.
Mais de dez anos de carreira e sente que pode melhorar criativamente? A boa notícia é que criatividade também se desenvolve com prática e treino. Busque um mentor, um curso ou um desafio profissional.
A única competição é com você mesmo.
Será que você pode ser mais criativo do que você foi semana passada?
Se desafie. Olhe para o que produziu semana passada e tente se superar. O objetivo você já tem. Agora foque e vá explorando sua maneira de criar. Você só precisa de uma grande ideia para mudar a sua carreira.
Excelente texto, Domenico