Imagina um briefing desses caindo no seu colo. Criar um redesign de uma marca criada em 1908, que tem uma das embalagens mais famosas do mundo: a charmosíssima caixinha triangular amarela com o Matterhorn, o logão vermelho escrito naquela fonte cheia de personalidade européia e o urso escondido.
Um animal triangular em um zoológico de quadrados e retangulares.
Há que ter atrevimento, coragem, respeito e… competencia. Isso sem mencionar que o último “ajuste” de design foi na barra de chocolate, espançando mais os triangulos e diminuindo bastante o volume de chocolate, o que foi percebido por muita gente como uma “malandragem” na época.
Pois bem, esse foi exatamente o desafio que ficou a cargo do estúdio de design Bulletproof.
Por trás dessa história estão Emil Baumann e Theodor Tobler, que combinaram chocolate com pedaços de torrone (ou Nougat), criaram o nome e a forma e a embalagem do chocolate logo de cara. Hoje, de propriedade da Mondelez, o Toblerone continua um produto diferente dos outros, graças à sua forma distinta.
O Redesign
A marca
A marca foi atualizada, sem perder sua essencia. É um trabalho super bem feito, daqueles que o consumidor sente que modernizou mas sem saber exatamente como. Na verdade parece parecido co o original mas veja quanta coisa foi ajustada: o vermelho ficou mais vibrante, as sombras estão mais para azul para acentuar o contraste e com mais respiro, as letras estão agora alinhadas pela base, os “buracos” das letras estão mais abertos, a letra “B” tem uma base maior e mais equilibrada. Tudo muito sutíl para os mortais, mas encantador para os designers.
A embalagem
A forma triangular da caixinha não mudou, mas a aplicação dos elementos dão um frio na espinha. Aqui, a mudança mais ousada e perceptível de todo o projeto: o logo extrapola a borda e passa para a face seguinte, “cortando” a palavra Toblerone. à primeira vista incomoda, mas com o tempo a interpretação vai mudando. Ainda não me acostumei com a ideia, mas gosto muito do convite que isso me sugere, para girar a caixinha, para passear pelas outras faces. O convite à manipulação sempre existiu, mas agora parece incentivado. E a marca, facilmente reconhecível, suporta esse papel.
Um novo site
Toblerone também trabalhou com a produtora digital Media Monks para criar um novo site de comércio eletrônico DTC. O novo site apresenta um personalizador de barra de presentes com sete designs de embalagem ousados e a capacidade de adicionar o nome do destinatário e uma mensagem personalizada. Os designs distintos usam paletas de cores vibrantes inspiradas na música, moda e arte.
Confira o site.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Amo Toblerone, paixão antiga
Mas a muito tempo não compro
Não sou apaixonado por chocolate mas o Toblerone e especial
A Mondelez é uma especialista em destruir todo o que toca. Assim que adquiriram a Lacta tiraram vários chocolates bons e destruíram o Sonho de Valsa.
E agora? Estou fiquei com água na boca! Faz aaaaanos que eu comi um desses, o bichinho é caro, e delicioso!