Uma marca finlandesa está trazendo alta moda para um local inesperado: o McDonald’s. A marca de moda VAIN, com sede em Helsinque, acaba de lançar uma colaboração exclusiva com a gigante do fast food. A marca usou os uniformes dos funcionários do McDonald’s como inspiração e matéria-prima para uma coleção de roupas recicladas. As camisas e calças, que fazem parte do uniforme padrão no país, foram transformadas em vestidos esvoaçantes, moletons despojados e minissaias, entre outras peças.
“As roupas foram desenhadas em busca de novas maneiras de usar roupas de trabalho desgastadas e criar novos designs usando materiais já existentes”, disse VAIN em um comunicado à imprensa. Para o designer da marca, a colaboração foi uma oportunidade de se conectar com imagens amadas de sua juventude.”
Quando me apresentaram pela primeira vez a ideia de um projeto de moda para roupas de trabalho do McDonald’s, fiquei imediatamente intrigado”, disse Jimi Vain, diretor criativo e designer da VAIN, no comunicado. “Crescendo em uma parte muito rural da Finlândia, não havia realmente nenhum espaço dedicado para nós como adolescentes. O McDonald’s local meio que cumpriu essa função para nós.”
Além disso, foi o mais próximo que pudemos chegar da cultura pop global lá no norte”, continuou a declaração de Vain. “Passamos muitas noites e criamos muitas memórias, passeando pelo McDonald’s local.”A coleção remixa esses motivos familiares, experimentando o icônico logotipo do arco dourado do McDonald’s como uma fivela de cinto e misturando a paleta de cores vermelho e amarelo da marca com cinzas e pretos.
Os funcionários finlandeses do McDonald’s terão a chance de ganhar as roupas exclusivas. As 27 peças da coleção VAIN estarão à disposição dos funcionários do McDonald’s no país por meio de sorteio interno, segundo um representante da marca. Mas as roupas são “apenas para diversão”, disse um representante da VAIN, os funcionários não poderão usar os uniformes remixados para trabalhar. A colaboração VAIN não é a primeira incursão do McDonald’s no mundo da moda. No início deste ano, a marca lançou uma cobiçada colaboração em edição limitada com a marca de streetwear Cactus Plant Flea Market.
Em 2014, o estilista Jeremy Scott se inspirou na rede de restaurantes em sua coleção de estreia para a marca de luxo italiana Moschino. O desfile outono-inverno 2014 da marca apresentou silhuetas inspiradas em uniformes e uma bolsa Happy Meal.
Enquanto isso, a Vetements, favorita do culto, apresentou seu desfile de moda masculina primavera-verão 2020 em um McDonald’s parisiense – e enviou modelos para a passarela comendo batatas fritas.Outras marcas também experimentaram cruzamentos da moda fast-food.
A KFC, por exemplo, lançou duas “chicken Bags” de edição limitada em uma colaboração em 2020 com o lendário designer Karl Lagerfeld, marcando seu 80º aniversário.