Arnold Odermatt foi um fotógrafo e artista suíço que ficou conhecido por incorporar um olhar artístico em fotografias que sempre foram apenas registros técnicos e protocolares de acidentes e cenas de crime. Sua fotos, inicialmente em preto e branco, viraram séries. Mais tarde, a cor trouxe ainda mais dramaticidade, como nessa série de carros incendiados, que contrasta o plástico derretido e colorido das lanternas, com a lataria mais resistente e preservada.
Ele trabalhou como fotógrafo da polícia para o Distrito Policial de de Nidwalden, na Suíça, de 1946 a 1973 e durante esse período, produziu um volumoso conjunto de fotos que tinham como objetivo documentar eventos importantes, como acidentes, incêndios e crimes.
Com o tempo, Odermatt começou incorparar em suas fotos um pouco de sua visão artística, cuidando de enquadramentos, buscando angulos mais dramáticos, explorando luzes e contrastes, buscando o lado humano das situações, mas sem abrir mão da precisão técnica. E isso tudo em uma época em que a fotografia não era fácil e barata como hoje em dia.
Seu trabalho foi exibido em galerias e museus de todo o mundo e foi amplamente elogiado por seu valor documental e mérito artístico.
O talento acha um caminho 😉