Ficou mais difícil ouvir essa, uma das mais bonitas de todos os tempos.
Essa semana perdemos Jeff Beck, vítima de meningite, aos 78 anos de idade. O músico foi considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos sendo indicado oito vezes ao Grammy e duas vezes ao Hall da Fama do Rock.
Começou sua carreira como fundador da banda Yardbirds nos anos 60 onde substituiu Eric Clapton, antes de formar o grupo Jeff Beck com Rod Stewart.e desde então lançou vários álbuns aclamados pela crítica e fez diversas turnês ao redor do mundo.
Um de seus últimos trabalhos foi ao lado de Johnny Depp. Beck compos ao lado do ator músicas para o disco 18, no entanto, seu trabalho marcante foi ao lado de Rod Stewart. A banda formada por Ron Wood (baixo) e Aynsley Dunbar (bateria) chamava-se The Jeff Beck Group. Entre idas e vindas, o grupo se separou definitivamente em 1972. Parecia o fim até 2009, quando Stewart apareceu no final de um show solo de Beck no El Rey Theatre em Los Angeles para tocar “People Get Ready” e “I Ain’t Superstitious”. Na sequência, os dois conversaram com a imprensa sobre um possível disco de blues colaborativo, mas nunca aconteceu.
“Jeff Beck estava em outro planeta. Ele levou a mim e Ronnie Wood para os EUA no final dos anos 60 em sua banda, o Jeff Beck Group, e não olhamos para trás desde então. Ele era um dos poucos guitarristas que, ao tocar ao vivo, realmente me ouvia cantar e respondia. Jeff, você foi o máximo, cara. Obrigado por tudo. RIP.”
Rod Stewart
A banda de rock americana Hollywood Vampires, formada por Johnny Depp, Alice Cooper, Joe Perry e Tommy Henriksen, também saudou Jeff. Eles disseram que “o falecimento de nosso querido amigo e lenda da guitarra é difícil de lidar” para todos nós”, escreveu a banda. “Ele foi um verdadeiro inovador e seu legado viverá através de sua música. Descanse em paz, Jeff
Jimmy Page do Led Zeppelin também prestou homenagem a Beck, a quem chamou de “o guerreiro das seis cordas”. O cantor Paul Young acrescentou em um post no Twitter: “Ele era amado por todos que o conheciam; o guitarrista dos guitarristas!”
Em sua carreira solo, Beck lançou vários álbuns aclamados pela crítica, incluindo “Blow by Blow” (1975) e “Wired” (1976). Ele também tem colaborado com muitos outros artistas, incluindo Rod Stewart, Tina Turner e Stevie Wonder.
Além de sua habilidade musical, Beck era conhecido por sua personalidade excêntrica e sua habilidade de se reinventar constantemente.