Na Noruega existe uma lei que estipula até 3 anos de prisão para quem for pego retirando comida do lixo. Além disso, todo mês, supermercados ao redor do país jogam cerca de 250.000 caçambas de lixo de comidas que estão vencidas, porém que ainda estão perfeitamente seguras para consumo. Em tempos de crise, tanto financeira como ambiental, essa situação parece um tanto injusta.
Foi pensando nisso que a ONG “Future In Our Hands” (O Futuro em Nossas Mãos, em tradução livre) decidiu convidar as grandes redes de supermercado do país a doarem produtos em seu “lixo”, a “Dumpster Deli”, ao invés de jogarem esses itens em lixos comuns.
Esse twist criativo se aproveita de um buraco na lei, que permite que estes produtos alimentícios possam ser doados e retirados de estabelecimentos de comércio – então, ao transformar essa caçamba de lixo essencialmente em uma mini “loja” em rodinhas, estes produtos perfeitamente seguros que iriam para o lixo podem ser aproveitados por qualquer pessoa que os queira consumir.
A recém-aberta “loja” é móvel e já tem rodado Oslo, visitando os estacionamentos de diversos supermercados, coletando doações e recebendo os consumidores. O intuito da campanha é não só atrair atenção das pessoas, da mídia, e do governo em relação ao desperdício desnecessário de comida, mas também apelar pela mudança da lei.
“Nós temos trabalhado pela mudança dessa lei e pela redução do desperdício alimentício por muito tempo. Essa campanha nos ajuda a destacar o tamanho do problema e o impacto que isso tem no nosso país de um jeito criativo, visual, e divertido, potencialmente alcançando um publico que talvez não tivesse ideia sequer da existência do problema.”, disse Anne Kari Garberg, gerente de comunicação da ONG Future in Our Hands.
“O lixo pode ser delicioso”
Publicis Kitchen, em Oslo, é a agência por trás da campanha, e em apenas uma semana a Dumpster Deli já recebeu a atenção não só do público e da mídia local, mas também de vários políticos. Além da loja móvel, a campanha também conta com spots de rádio, outdoor, mídias sociais, newsletters, e posters que mostram que “o lixo pode ser delicioso”.
“Nós acreditamos que essa ideia consegue mostrar como são valiosos esses alimentos, totalmente seguros e comestíveis, que são jogados fora diariamente pelas grandes redes de supermercados, e esperamos que a lei seja alterada para evitar que pessoas arrisquem serem punidas ao salvarem produtos de serem desperdiçados”, disse o time de criação da Publicis Kitchen responsável pelo projeto, Per Berge Moe, Sollin Sæle, e Torbjørn Havn.
Ficha Técnica
Publicis Kitchen
Per Berge Moe – Creative
Sollin Sæle – Art Director
Torbjørn Havn – Creative
Alexander Mostue – Account Manager
Iben Middelthon Tjessem – Project manager/Producer
Gard Wanderøy – Junior Art Director
Hung Pham – Photographer
Mari Sjølyst – Project manager
Parceiros Externos
Jonathan Vivaas Kise – Tinagent – Photographer
Sigurd Aune – Architect
Mats Høiby – DoP
NESLO (Håvard Olsen) – Composer
Clientes – Framtiden I Våre Hender
Anne Kari Garberg – Chief Communications Director
Sindre Olav Edland-Gryt: Communications Advisor