A Starbucks recentemente contratou o rapper de freestyle Harry Mack para recomendar vários sabores dos produtos de café caseiros da empresa aos consumidores por meio de versos de rap improvisados. É um acordo que mostra o interesse do Starbucks em atingir uma nova base de consumidores em uma plataforma de mídia social que a empresa nunca havia explorado anteriormente: o Twitch.
“Estamos de olho no momento oportuno para mergulhar no ‘fluxo’, por assim dizer. Embora as raízes do Twitch estejam em videogames e esportes eletrônicos, a plataforma se expandiu rapidamente e certamente estamos explorando como aproveitá-la, especialmente para alcançar o público mais jovem e experiente digitalmente.”
Trudy Nyairo, gerente sênior de marketing da marca Starbucks na Nestlé
Patrocinar um dos streams de Mack serviu como “um ótimo ponto de entrada” para a Starbucks estender as parcerias com criadores da empresa para o reino do Twitch devido ao seu número de seguidores (105.000), disse Nyairo. E Mack transmite regularmente a si mesmo pensando em rap de estilo livre com base nas solicitações de seus espectadores, tornando relativamente fácil para a Starbucks integrar-se em seu conteúdo.
Nyairo apontou o crescimento “explosivo” do Twitch como o catalisador do interesse da empresa em se aventurar na plataforma. Atualmente, a plataforma atrai uma média de mais de 31 milhões de visitantes diários, com cerca de 2,5 milhões de usuários visualizando simultaneamente algum conteúdo transmitido ao vivo no site “a qualquer momento”, segundo dados do Twitch . E a grande maioria desses usuários – mais de 70% – se enquadra na cobiçada geração Z e na demografia jovem da geração do milênio que muitas marcas sempre almejam alcançar.
Embora o conteúdo de jogos ainda represente a maior parte das transmissões ao vivo do Twitch, dezenas de outros nichos de conteúdo também cresceram em popularidade na plataforma. A categoria de música do Twitch , por exemplo, tem atualmente mais de 9 milhões de seguidores e apresenta centenas de vídeos de usuários tocando instrumentos, cantando ou DJing para seus espectadores virtuais.
A natureza informal e improvisada do conteúdo transmitido ao vivo em uma plataforma como o Twitch também se alinha bem com o rap freestyle improvisado de Mack, disse ele.
A maior prioridade de Mack ao trabalhar com uma marca é manter a espontaneidade de seu rap e inventar seus versos inspirados na marca sem que a marca exija que ele os escreva com antecedência, o que a Starbucks permitia, disse ele.
A parceria da Starbucks com a Mack faz parte da abrangente campanha “Made To Be Yours” da empresa, que concentra seus produtos de café para uso doméstico, desde café moído e em grão até cápsulas de café Keurig e bebidas engarrafadas pré-fabricadas. E, como tal, a Starbucks queria manter o foco nas experiências caseiras, estendendo os “torrados reversos” de Mack do supermercado para as casas dos consumidores, disse Nyairo.
“Foi isso que levou à ideia da transmissão ao vivo do Twitch para oferecer aos consumidores a oportunidade de participar em primeira mão, ingressando on-line e deixando algumas palavras sobre si mesmos no chat para receber uma recomendação de café personalizada e gratuita do próprio Harry”, acrescentou ela.