A nova identidade de marca da Nokia

A empresa finlandesa de telecomunicações vendeu seu negócio de telefonia móvel para a Microsoft em 2014, embora os celulares da marca Nokia ainda sejam vendidos pela HMD Global.
A nova identidade de marca da Nokia A nova identidade de marca da Nokia

A empresa finlandesa de telecomunicações Nokia redesenhou seu logo para, segundo a empresa, lembrar ao mundo que não fabrica mais telefones celulares.

A nova identidade de marca da Nokia

“Para a maioria das pessoas, ainda somos uma marca de telefonia móvel, mas não é mais disso que se trata a Nokia”, disse o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, à Bloomberg . “Queremos lançar uma nova marca muito focada nas redes e na digitalização industrial, algo completamente diferente dos celulares.”

A nova identidade de marca da Nokia

A Nokia revelou sua nova identidade de marca no domingo no MWC de Barcelona – a primeira grande reformulação do logotipo da empresa em quase 60 anos. A empresa percorreu um longo caminho desde a sua fundação como uma única fábrica de papel em 1865. Seu logotipo original apresentava uma cabeça de salmão – uma referência ao rio Nokianvirta pelo qual a fábrica foi estabelecida e que deu o nome à empresa.

A nova identidade de marca da Nokia
A nova identidade de marca da Nokia

Kia Feelings?

Impossível não lembrar do recente case de redesign da Kia (mesmo porque a Nokia tem “KIA” no nome), que deu o que falar por causa da confusa junção de letras no design que fez com que dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo pesquisassem pela marca “KN” por não saberem do que se tratava. A nova marca da Nokia segue uma linha parecida, com letras estilizadas.

A Nokia já dominou o mundo móvel, mas não conseguiu se adaptar à era do smartphone liderada pela Apple e pelo Google. A empresa vendeu seu negócio de telefonia móvel para a Microsoft em 2014, mas o negócio foi um desastre.

A nova identidade de marca da Nokia

Em 2016, a Microsoft havia perdido pelo menos US$ 8 bilhões com a aquisição e começou a encerrar seu próprio negócio de smartphones, que não conseguiu enfrentar o iOS e o Android. Naquele ano, a marca móvel Nokia foi vendida para uma nova entidade fundada por ex-funcionários da Nokia, a HMD Global. Os aparelhos Android começaram a ser vendidos com o nome Nokia mais uma vez, embora agora sejam fabricados pela subsidiária da Foxconn, FIH Mobile.

De acordo com o analista móvel Ben Wood, a Nokia disse que a mudança de marca esta semana não afetará a licença de marca usada pela HMD para comercializar seus próprios dispositivos. A HMD revelou um novo smartphone reparável apenas alguns dias atrás, completo com o logotipo original da Nokia .

Add a comment

Deixe um comentário