Kevin Kelly, fundador e um dos principais colaboradores da revista Wired, tem se dedicado a discutir o tema da inteligência artificial. Na sua palestra no SXSW23, ele destaca que nossos smartphones e GPS são mais inteligentes do que nós mesmos, o que nos mostra a complexidade da inteligência em si. No entanto, temos que considerar que nós humanos somos muito peculiares em nossa própria inteligência.
A grande diferença entre a inteligência artificial e a humana é que a primeira não pensa como nós, ela tem um modo diferente de processar informações e tomar decisões. A inteligência artificial não se preocupa com finanças ou outras questões humanas, como paradoxos, dilemas ou conceitos de senso comum.
O que ela é realmente capaz de realizar são tarefas que não são desejadas por seres humanos, aumentando a produtividade em setores específicos. Porém, há trabalhos que exigem a criatividade e a inovação que apenas um ser humano pode oferecer, como campos da ciência, da exploração e da arte. Desta forma, a inteligência artificial é capaz de ser um assistente, coach ou guia em muitas tarefas, mas ainda há limitações em sua capacidade de pensar fora da caixa.
É importante destacar que as atuais gerações de inteligência artificial são mais como assistentes e estagiários, e não representam uma ameaça real para os empregos humanos. Como afirmou Kelly, agora podemos nos dedicar a ser o “Pablo Picasso das nossas carreiras”, enquanto as tarefas maçantes são realizadas por ferramentas inteligentes.
No entanto, é fundamental compreender e estudar a inteligência artificial, já que ela será indispensável para o nosso futuro como seres humanos. Para finalizar, vamos dar uma olhada nas lições de Kelly e como elas podem nos guiar em relação à revolução da IA no mercado de trabalho:
- Você não vai perder o seu emprego
- Agora todo mundo tem um estagiário
- Trabalhar com a IAs será vantajoso
- Você tem que incentivá-las a serem excelentes
- Eles são boas em síntese
- Aguarde até que elas tenham emoções
Dito isso, o que devemos fazer é explorar essa tecnologia de maneira ética e responsável para aproveitar seus benefícios ao máximo e preparar-nos para as transformações que ela trará para o mercado de trabalho e a sociedade em geral.
Está preparado?