Aos que não são muito familiares à figura, vale o contexto de que Deepak Chopra é um autor indiano, estudioso da medicina alternativa, que ganhou fama importante após levantar teses afirmando que as pessoas podem, sim, atingir a saúde perfeita, livre de doenças e dores, se cuidarem de seu corpo de forma holística, incluindo matéria e energia e que esteve este ano no SXSW.
A sessão no SXSW girou em torno de psicodélicos e sua incrível capacidade de expandir a nossa mente, criando experiências únicas e quase místicas. Um dos exemplos trazidos expôs que existem casos de pessoas com traumas (PTSD), que já não respondem a tratamentos da medicina tradicional, inclusive porque a maioria sente reações adversas, mas que têm respondido positivamente aos tratamentos alternativos.
Doug Drysdale lamentou o estigma negativo dos psicodélicos e afirmou que isso ainda é uma enorme barreira, especialmente na luta da saúde mental. Pegando esse gancho, Chopra trouxe luz ao fato de que o nosso cérebro é criado pelos nossos genes, mas moldado pelos nossas experiencias. E aí entra o nosso ego, que constantemente luta para estar certo, ser validado, amado, e assim por diante, causando uma dinâmicas infinitas e, muitas vezes, exaustivas e dolorosas, já que nos conectam com raiva, vingança, ansiedade, medo, culpa, humilhação, e assim por diante.
Por isso, o convite para usarmos a nossa energia para nos apoiar nos diversos protocolos que expandem a nossa mente, como meditação, mantras, musicas, etc, já que a nossa mente é comprovadamente capaz de interferir no funcionamento de todos os nossos órgãos. E aí, vamos?