WPP está desenvolvendo um sistema de geração de conteúdo IA “para ganhar rapidez, eficiência e escala”. Será?

Agências virando produtoras? Clientes virando agências? O que você achou dessa parceria da WPP com a NVIDIA AI que promete – segundo eles -revolucionar o conteúdo das marcas? Tiro no pé ou revolução de fato? Qual sua opinião?

Há quem vai gostar pela eficiência. Há quem vá odiar por ser mais um tiro no peito da publicidade criativa e com ideia. é a pastelaria high-tech, onde seu pedido é entregue com bom acabamento e rapidez, mas que sabe-se lá em que momento teremos uma peça criativa de novo.

Mas como funciona isso?

Não tá muito claro ainda. Mas a proposta é mais ou menos essa:

O novo mecanismo conecta os designers da WPP com um ecossistema de ferramentas de design 3D (incluindo as da Adobe e da Getty Images), permitindo a criação de conteúdo 3D junto com IA generativa, “para criar grandes volumes de conteúdo de publicidade de marca, como imagens ou vídeos”.

Segundo o gigante da publicidade, isso permite que seus clientes alcancem os consumidores de maneiras altamente personalizadas e envolventes, preservando a qualidade, precisão e fidelidade da identidade da marca, produtos e logotipos de suas empresas.

O fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, revela o mecanismo em uma demonstração durante seu discurso de abertura da COMPUTEX.

Mecanismo de geração de conteúdo por IA

“As indústrias do mundo, incluindo a de publicidade digital de US$ 700 bilhões, estão correndo para aproveitar os benefícios da IA. Com Omniverse Cloud e ferramentas de IA generativas, a WPP está dando às marcas a capacidade de criar e implantar experiências de produto e conteúdo atraente em um nível de realismo e escala nunca antes possível”.

Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA

Pessoalmente achei interessante a parte em que ele fala “está dando às marcas a capacidade de criar e implantar experiências de produto e conteúdo atraente”, o que me faz refletir sobre a relevância e o futuro das agências. Certamente não foi isso o que ele quis dizer, mas é um questionamento que acredito que seja bastante válido. Afinal, se as campanhas não dependem mais de ideias e conceitos e funcionam cada vez mais por roll-out de diversos formatos de produtos 3d… pra que agência? Ou, no mínimo, por que não uma house? 

Agências virando produtoras. Clientes virando agências.

Mark Read, CEO da WPP, está mais otimista:

“A IA generativa está mudando o mundo do marketing em uma velocidade incrível. Nossa parceria com a NVIDIA oferece à WPP uma vantagem competitiva exclusiva por meio de uma solução de IA que não está disponível para clientes em nenhum outro lugar do mercado atualmente. Essa nova tecnologia transformará a maneira como as marcas criam conteúdo para uso comercial e consolida a posição da WPP como líder do setor na aplicação criativa de IA para as principais marcas do mundo”.

“Um motor para a criatividade”

O novo mecanismo de conteúdo tem como base o Omniverse Cloud — uma plataforma para conectar ferramentas 3D e desenvolver e operar aplicações de digitalização industrial. Isso permite que a WPP conecte perfeitamente sua cadeia de fornecimento de dados de design de produto a partir de software, como as ferramentas Substance 3D da Adobe para criação de conteúdo 3D e imersivo, além de ferramentas de design auxiliadas por computador para criar gêmeos digitais fotorrealistas com precisão de marca de produtos de clientes.

O WPP usa ferramentas de IA generativas treinadas de forma responsável e conteúdo de parceiros como Adobe e Getty Images para que seus designers possam criar imagens variadas e de alta fidelidade a partir de prompts de texto e trazê-las para as cenas. Isso inclui o Adobe Firefly, uma família de modelos criativos de IA generativa e conteúdo visual exclusivo da Getty Images criado usando NVIDIA Picasso, uma fundição para modelos personalizados de IA generativa para design visual.

“A IA generativa revoluciona as campanhas publicitárias, elevando a criatividade e personalização a patamares sem precedentes. Com sua capacidade de gerar conteúdo único e envolvente, a IA generativa cativa audiências, impulsiona a inovação e cria conexões emocionais duradouras”

Marcelo Pontieri, diretor de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Com as cenas finais, as equipes criativas podem renderizar grandes volumes de imagens e vídeos 2D com precisão de marca para publicidade clássica ou publicar configuradores de produtos 3D interativos na Rede de Entrega de Gráficos NVIDIA, uma rede mundial de streaming de gráficos, para que os consumidores experimentem em qualquer web dispositivo.

Além da velocidade e eficiência, o novo mecanismo supera os métodos atuais, que exigem que os criativos criem manualmente centenas de milhares de peças de conteúdo usando dados díspares provenientes de ferramentas e sistemas desconectados.

A parceria com a NVIDIA se baseia na posição de liderança existente da WPP em tecnologias emergentes e IA generativa, com campanhas premiadas para grandes clientes em todo o mundo.

O novo mecanismo de conteúdo estará disponível em breve exclusivamente para clientes da WPP em todo o mundo.

E você? O que achou dessa novidade? Me conta.

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use