Recentemente uma febre tomou conta da internet: um suplemento revolucionário chamado Vitamina S. Após vários influenciadores confirmarem o interesse no produto e ele aparecer constantemente esgotado em seu único canal de vendas, a marca revelou que todos os atributos milagrosos dessa vitamina, eram na verdade os benefícios de quando você vive a vida com mais intensidade, sem se importar com a sujeira ou com as manchas. Criada e desenvolvida pela agência GALERIA.ag, o stunt resgata o icônico conceito de OMO “Se sujar faz bem.”
“OMO é uma marca fortemente presente nos lares e na memória dos brasileiros. E para esta campanha, decidimos seguir um caminho mais ousado do que o usualmente feito nas comunicações da marca, lançando um suposto novo produto no mercado, que fosse capaz de gerar curiosidade, conversas nas redes e sensação de surpresa ao longo dos dias”, afirma Vinicius Menezes, Gerente de Marketing da OMO.
A campanha foi dividida em duas fases. A primeira teve início com Manu Gavassi, que provocou a curiosidade de seus seguidores ao postar uma série stories sobre a Vitamina S. Apostando em easter eggs e na construção de desejo, a campanha, que também contou com estratégia de social e influência da GALERIA.ag, trouxe o unboxing dos produtos da marca fictícia para serem exploradas por influenciadores como Pequena Lo, Juvi, Rafa Uccman e Jenny Araujo. Outro diferencial da primeira etapa do projeto foi o site da Vitamina S, que continha depoimentos de “consumidores” e produtos da marca, além da própria vitamina, como camisetas e garrafas squeeze, todos, curiosamente, sempre esgotados.
Já na segunda fase, que estreia hoje (dia 21/07), a campanha revela que a fórmula mágica de Vitamina S simplesmente não existe, e por isso nunca esteve disponível para compra, e que na verdade tudo não passou de uma ação de OMO em prol dos benefícios de se sujar. Com o início da segunda etapa, a narrativa passa a tomar conta da TV com ações especiais em programas como Conversa com Bial e É de Casa. A ação ainda conta com um break exclusivo no Fantástico.
“Se todos os benefícios de se sujar estivessem disponíveis em um suplemento, as pessoas estariam fazendo filas em lojas e farmácias. Essa é a provocação da Vitamina S, um suplemento fictício, construído por uma forte estratégia de design, mídia e influência, para que as pessoas reflitam sobre os benefícios de se sujar”, explica Rafael Caldeira, Diretor Executivo de Criação e Head de Inovação da GALERIA.ag.
FICHA TÉCNICA
Títulos: Vitamina S
Cliente: Unilever
Produto: OMO
Campanha: Se sujar faz bem
Agência: GALERIA.ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação e Inovação: Rafael Caldeira
Heads de Design: Renan Monjon e Saulo Monjon
Direção de Criação: Cristiane Albano
Redatora: Danielle Bontempo, Lucas Pereira e Rebeca Avila
Direção de Arte: Felipe Pires
Atendimento: Ana Coutinho, Gabriela Mongiat e João Santana
Aprovação Cliente: Giovanna Gomes, Yasmine Antacli, Vinicius Menezes, Iury Froes, Amanda Guida, Daniela Pereira, Adriele Gonçalo, Bárbara Camargo
Estratégia: Carol Mello, Thayssa Szymanskyj, Fabiana Brasil e Camila Maciel
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Social e influência/Estratégia e execução: Fernando Sahb, Marcello Pereira, David Souza e Mariana Sousa
Projetos: Ana Ribeiro e Marione Oliveira
Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Produção Gráfica: Durval Brum
Coordenação de Finalização: Pablo Felix
Revisão: Teresa Montes
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fabio Truci, André Celli e Fernanda Assato
3D: Leandro Beltran e Felipe Torquato
Simulação: Leandro Beltran
Lookdev: Leandro Beltran e Jonas Bernardi
Fotografia: André Leigo
Mídia: Unilever – Gabriela Liparelli, Paulo Borba, Tais Salvi, Simão Trindade, Gabriela Andrade e Lindsey Novaes
Social e Influência/Execução: Mynd – Daniela Pereira, Adriele Gonçalo, Bárbara Camargo, Fátima Pissarra, Carlos Scappini, José Cirilo, Cadu Aun, Mariana Campos, Thais Semmer, Gisele Silva, Erica Rocha, Gabriela Salles, Pedro Ramos, Violeta Rivas, Flavia Alvarenga, Bruna Gomes, Rosy Vieira, Kyse Rodrigues e Otavio Januário