Diversidade importa?

Dia 11 de outubro foi o Dia Internacional da Menina
Diversidade importa? Diversidade importa?
Diversidade importa?

Como publicitária de formação adoro uma campanha bem produzida e que impacta, na sequência compartilho com você um exemplo ótimo e recente da Nike, que é uma marca que trabalha isso a anos. Deve ser um sonho poder estar dentro dessa estratégia, alinhar os propósitos com a empresa que atua e poder passar essa mensagem através do trabalho. Mas voltando a diversidade, quando escrevi esse título quis te trazer uma provocação saudável, de um tema que está tão presente, que a resposta parece ser óbvia mas (ainda) não é.

O óbvio também precisa ser dito, por mais que esse seja um tema recorrente a alguns anos, principalmente no mundo corporativo nós ainda deixamos muito a desejar na prática. Então quando vejo exemplos de marcas que constroem essa narrativa na prática e se posicionando, vale a pena compartilhar para que a gente se lembre de bons exemplos e que eles nos inspirem a seguir puxando o tema mesmo que pareça ser muito difícil em algumas realidades.

“Piérdolo Todo. Gánalo todo.”

Esse é o tema do filme que a NIKE lançou no último dia 11 de outubro, que além de dar voz as mulheres atletas do futebol feminino, mostra que mesmo em uma sociedade já acostumada com o tema de diversidade, especificamente no contexto do esporte, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios e barreiras da sociedade.

Depois de assistir o vídeo estrelado pelas jogadoras mexicanas Rebeca Bernal e Alison González, o que me chamou muito atenção foram as frases de impacto presentes no roteiro e que de forma direta, representam muito como as mulheres se posicionam na prática. O “perder para ganhar” é o conceito que representa isso de forma até literal, quem é mulher sabe que nunca é apenas conquistar algo, é sempre tentar conseguir realizar as coisas com inúmeras barreiras embutidas.

Espero de verdade que você se sinta tão inspirada quanto eu e que encontre ferramentas necessárias, que te ajudarão a realizar os seus sonhos e também a perder aquela pressão de realizar o sonho dos outros. A campanha faz parte do movimento global da marca “Reimagine Victory” , produzida pela agência Wieden+Kennedy México e foi lançada no último dia 11 de outubro.

Saiba mais aqui.

8 comments
  1. É falar, falar e falar mais sobre, até que tudo seja tãona ponta da língua que não precisa cobrar, ser mulher é ter que conquistar e lutar para que não nos seja tirado. Que texto incrível!

  2. O tipo de video que chega a me dar até ansiedade pra mostrar para as minhas filhas.
    Representatividade feminina! Jogadoras de futebol, heroínas de filmes, CEO de empresas… elas tem que saber que elas podem ser o que elas quiserem e ver mulheres nesses lugares dá motivação e esperança.
    É com certeza o tipo de campanha que deve ser feita a perder de vista, para que se tornem comum aos olhos das nossas meninas.
    Parabéns pelo post, Bru!

  3. Muito importante essas discussões sobre Diversidade e muito bom poder acessar ações realizadas por grandes companhias e que muitas vezes acontecem fora do nosso território. E o papel da Publicidade é cada vez mais relevante pelo alcance provocado.
    Obrigado por compartilhar

Deixe um comentário