Os GPTs personalizados lançados pela OpenAI no final do ano passado são fantásticos. E promissores. Você vai poder criar suas próprias versões do “chatGPT”, com funções específicas para atender às mais diversas necessidades.
Obviamente também são uma mina de ouro, porque poderão ser vendidos em uma lojinha oficial da OpenAI muito em breve, o que muitos comparam com um esquema “App Store” ou “Google Play”. E como quase tudo que envolve alto potencial comercial, a coisa já desandou: 99,9% dos zilhões de GPTs são pura bobagem. Tipo:
Uma tecnologia com potencial gigantesco, sendo usada para converter sua foto em estilo Simpson, coisa de gente que não entendeu a parte “chat” dos GPTs e acabam sub-dimensionando esses pequenos-notáveis robôs em action-scripts. É como inventar o Terminador e usá-lo para abrir uma cerveja long-neck.
Enfim, independente dessa corrida-do-ouro que acaba por banalizar uma coisa tão bacana, estamos aqui para fazer o que mais gostamos: curadoria. E o primeiro passo é dar uma olhada no que existe por aí. Para achar a agulha, a gente precisa mergulhar no palheiro, não tem jeito.
E foi com essa intenção que separei duas plataformas que, juntas, já somam mais de 40.000 GPTs no cardápio:
GPTsdex
O GPTsdex oferece uma coleção de mais de 10.000 GPTs customizados para diferentes usos, incluindo criação de imagem, produtividade, educação, saúde, marketing e muito mais. É um ótimo lugar para explorar uma variedade de aplicações personalizadas, nem tanto pela utilidade, mas para ver o que pessoal anda fazendo.
GPT Directory
Já o GPT Directory contém mais de 42.000 GPTs customizados. É projetado para facilitar a busca e a utilização de GPTs para diversas finalidades, desde assistentes pessoais a ferramentas educacionais e de negócios.
Vou começar a escrever bem mais sobre IA generativa, que foi minha obsessão em 2023 e que imagino vai ficar ainda mais doentia à partir de agora. Já criei alguns GPTs também, que aos poucos vou compartilhando. Estou polindo os que fiz, caprichando no treinamento e no knowledge base de cada um deles, para que sejam realmente ÚTEIS. Fique ligado que em breve voltaremos a falar sobre eles.