O podcaster, ex-monge e CPO (Chief Purpose Officer) do aplicativo Calm, Jay Shetty, tem como objetivo fazer com que a sabedoria se torne viral. Ele tem a missão de compartilhar a sabedoria eterna do mundo de uma maneira acessível, relevante e prática e faz isso levantando questões importantes como o tema da sua palestra no SXSW: “Eu sinto sua falta quando você está ao meu lado”.
Com isso, ele nos convida a pensar que, mesmo estando fisicamente juntos das pessoas, distrações muitas vezes prejudicam interações significativas, resultando em tempo desperdiçado. Shetty explora a natureza elusiva do amor, descrevendo-o como desafiador de explicar já que seu sentido foi perdendo o significado, chegando ao ponto de que o relacionamos ao medo da solidão incutido pelas normas sociais.
Shetty trouxe dados de que passamos em média 36 horas por semana em redes sociais ou vendo TV, enquanto passamos 8 horas conversando com o nosso parceiro, o que se traduz em casais que dedicam quatro vezes mais tempo vendo telas que se relacionando entre si. Outros dados curiosos são os temas das conversações: 23% do tempo é falando sobre o que será a próxima refeição ou conversas que envolvem a temperatura. Ou seja, nada que nos conecte verdadeiramente com o outro.
Shetty enfatiza a importância de aprofundar conexões para a felicidade, sugerindo os “5 E’s da conexão”: entretenimento, educação, troca emocional, engajamento e celebração, definida como compartilhar o que amamos com as pessoas que amamos. Ele propõe 3 check-ins de relacionamento que são perguntas que trarão conexões reais porque abrem espaço para sentimentos de alta vibração como gratidão, sinceridade, conforto, felicidade, relaxamento, confiança e amor.
Aqui alguns exemplos:
- Semanalmente: Qual é algo que você está animado(a) nesta semana? Existe algo que você está ansioso(a) e que eu possa ajudar?
- Trimestralmente: Estamos satisfeitos com a direção para a qual este relacionamento está indo? O que estamos dispostos a fazer para melhorá-lo?
- Anualmente: Quais são seus objetivos para este ano e como posso apoiá-lo(a)?
Dessa forma, Jay Shetty nos convida não apenas a refletir sobre a importância das conexões autênticas, mas também a incorporar práticas regulares de verificação em nossos relacionamentos, promovendo uma jornada de crescimento conjunto e realização pessoal.