A temporada de premiações está começando, e com ela vem aquela enxurrada de campanhas publicitárias caça-prêmios. Este comercial da agência canadense Zulu Alpha Kilo Inc. faz uma crítica à tradicional obsessão da indústria publicitária por premiações, mostrando o que aconteceria se outras profissões fizessem a mesma estratégia de ir atrás de cliente para assinar fantasma.
Premiações fantasma
Essa questão da premiação fantasma é antiga e tem sempre dois lados de uma mesma moeda. Por um lado, molda tanto a indústria e a carreira dos profissionais envolvidos. Estes prêmios não apenas reconhecem a excelência criativa, mas também definem padrões de qualidade, incentivam a inovação e a originalidade, e estimulam a competição saudável entre agências e criativos.
Por outro lado, é jogar sem o goleiro e sem qualquer compromisso com a realidade ou objetivo real, além da omissão de se tratar de uma peça especulativa, tentando assim se infiltrar entre as reais.
Mas é um fenômeno que vem diminuindo, mesmo porque a própria criatividade, infelizmente, já não tem a mesma presença de antes na comunicação das marcas.