A transformação da internet em um simulacro comercial do ciberespaço

Explore como a internet transformou o compartilhamento de conhecimento em um espetáculo comercial e distorceu nossa realidade social.

Já há algum tempo venho querendo escrever de como internet como espaço de troca de conhecimento converteu-se em um simulacro de corredor de shopping, as redes sociais deixaram de ser sociais para se tornarem vitrines comerciais (de produtos e de si mesmo, enquanto produto) e o conteúdo produzido passou a ser (prioritariamente) produto monetizável – em que a relevância e utilidade é cada vez mais questionável a partir dos textos pasteurizados cuspidos por IAGens.

O próprio Google vem sendo questionado quanto à sua utilidade, já que ele deixou de ser um buscador de conteúdo para ser uma versão digitalizada das ‘páginas amarelas’ dos anos 80 (se você tem menos de 30 anos, clique na imagem 🙂)

Nisto, uma colega me enviou este vídeo quando falávamos dos simulacros (de Baudrillard) gerados pela digitalização/virtualização. Ou, como boa parte da vida se dá em representações irreais da realidade que, para quem as vive, é tão real quando se verdadeira fosse.

Longe da nostalgia de recuperação de uma “idade dourada”, este vídeo produzido pelo diretor e roteirista Matheus Sodré, traz uma visão crítica e necessária de como uma tecnologia pode ser deturpada – ou levada a uma sub-utilização – por uma visão exacerbadamente mercantil e, no meu recorte, criar instâncias de realidades alternativas do “eu” (self), do entorno e das relações interpessoais.

Separe 15 minutinhos do dia para assistir este vídeo… sério, vale a pena…

Add a comment

Deixe um comentário