Você lê esses títulos e pensa: “pô, mas que gente chata e impaciente com os idosos”. Mas o fato é que todas essas frases foram retiradas de conversas reais, relatadas em estudos – e servem para mostrar como o Alzheimer funciona, não apenas para os portadores da doença mas também para que convive com eles, muitas vezes pegos pelo cansaço.
A Alzheimer’s Society do Reino Unido deu um grande passo na luta contra o Alzheimer com uma campanha de conscientização única em Blackpool, revelando a realidade muitas vezes oculta da demência. Durante a Semana de Ação contra a Demência, a cidade foi completamente coberta por citações comoventes inspiradas em conversas reais com pessoas afetadas pela doença, destacando seu impacto profundo em famílias e comunidades.
A campanha utilizou 120 locais de publicidade para exibir 75 execuções contextuais distintas, preparadas pela agência New Commercial Arts. Cada uma destas peças publicitárias fazia referência a locais históricos e lendas locais de Blackpool, vinculando a experiência do Alzheimer ao cotidiano da comunidade local.
Este movimento busca trazer à tona a condição onipresente e muitas vezes negligenciada do Alzheimer, encorajando o público a se familiarizar com os sintomas e buscar um diagnóstico precoce. Com cerca de 900.000 pessoas vivendo com demência no Reino Unido e um terço delas sem diagnóstico, a iniciativa da Alzheimer’s Society é um passo crucial para fornecer o apoio necessário às pessoas impactadas.