O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2024 destacou a economia dos criadores de conteúdo, com uma presença significativa de influenciadores, incluindo vários brasileiros, e a colaboração ativa entre criadores, marcas e plataformas de mídia social.
Dezenas de influenciadores estão gravando vídeos de “GET READY WITH ME” (Nestes vídeos, os influenciadores compartilham seu processo de preparação para o dia, um evento específico, ou uma ocasião especial), com episódios de podcasts e compartilhando fotos usando vestidos glamourosos do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions esta semana. Com mega-influenciadores como Alix Earle, Harry Jowsey, Jackie Aina e Tefi Pessoa no grupo de criadores que produzem conteúdo focado em Cannes, usuários de redes sociais que normalmente não conhecem o festival estão começando a notar.
- Influenciadores como Jackie Aina, Alix Earle e Carter Gregory compartilharam suas experiências em Cannes Lions nas redes sociais, aumentando a visibilidade do festival entre o público em geral.
- A presença de influenciadores no festival é resultado de um esforço conjunto de plataformas sociais, agências de influenciadores e marcas para destacar a economia dos criadores.
- Joe Gagliese, da Viral Nation, mencionou que há um interesse crescente das marcas em aprimorar suas estratégias de marketing com influenciadores.
- O Cannes Lions lançou a programação “Lions Creators”, focada na economia dos criadores, refletindo o investimento crescente dos anunciantes nesse setor.
- Estimativas indicam que a economia dos criadores pode atingir cerca de 500 bilhões de dólares até 2027, com o marketing de influenciadores crescendo de 21 bilhões em 2023 para 24 bilhões em 2024.
- Agências de marketing de influenciadores como a Billion Dollar Boy relataram um aumento significativo no interesse de novos clientes durante o festival.
- Criadores de conteúdo, como Paris Hilton, participaram de eventos em Cannes, integrando mídias sociais e marketing tradicional de forma inédita.
- Plataformas como TikTok, Snapchat e Meta trouxeram grupos de influenciadores para participar de painéis e criar conteúdo durante o festival.
- Criadores como Tinx expressaram preocupações sobre o uso de IA no marketing, temendo pela substituição de empregos.
- A United Talent Agency triplicou o número de criadores que levou a Cannes em comparação com o ano anterior.
- Marcas como Amazon e eos aumentaram suas parcerias com influenciadores, promovendo colaborações específicas durante o festival.
- Influenciadores estão sendo reconhecidos como empresários e profissionais de marketing, não apenas como criadores de conteúdo.
- Painéis e eventos do programa Lions Creators abordaram temas como negociações de contratos e melhores práticas para parcerias de marca.
- Criadores destacaram problemas como atrasos nos pagamentos e tratamentos inadequados por parte de algumas marcas.
- A presença de influenciadores em Cannes reflete uma mudança na forma como o marketing digital está se integrando ao marketing tradicional, com criadores desempenhando papéis centrais em campanhas publicitárias.
- Influenciadores brasileiros como Luiza Brasil e Gabriela Prioli também participaram do evento, destacando-se nas discussões e colaborando com marcas e plataformas de mídia social.