Um dos sintomas mais comuns na menopausa é o fogacho, ondas de calor fortes e repentinas que causam desconforto e atrapalham a qualidade do sono, prejudicando o bem-estar das mulheres.
Mas as mulheres na menopausa não estão mais sozinhas nessa. A LG está apresentando uma nova tecnologia: o Modo Menopausa do ar condicionado Dual Inverter AI. O objetivo é trazer conforto para essas mulheres integrando Inteligência Artificial, a conectividade do ar LG e smartwatches.
Criada pela AlmapBBDO, a tecnologia funciona a partir de um app que usa os sensores do smartwatch para monitorar temperatura corporal, batimentos cardíacos e oxigenação do sangue em tempo real. Cruzando esses dados, ele consegue detectar quando está iniciando um fogacho e envia um comando para o ar condicionado baixar a temperatura automaticamente. Assim, o alívio chega antes da mulher precisar pegar o controle do ar. Assim que passa a onda de calor, a temperatura volta ao normal.
É uma tecnologia mais do necessária para trazer conforto na vida de mulheres na menopausa.
Um terço das brasileiras irão sofrer com fogachos graves
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que cerca de 29 milhões de mulheres no Brasil estejam na fase do climatério, representando 7,9% da população feminina do país. Um terço delas experimentará ondas de calor moderadas a graves durante a menopausa, afetando significativamente sua qualidade de vida.
Apesar de ser um estágio inevitável na vida de muitas mulheres, a menopausa ainda é um tema evitado na maioria das conversas. Uma recente pesquisa conduzida pela empresa de higiene e saúde Essity com 2 mil brasileiras, revelou que 7 em cada 10 entrevistadas (69%) concordam que a menopausa continua sendo um tabu – o que não é exclusividade do Brasil.
O Modo Menopausa está em fase beta e Adriane Galisteu (@galisteuoficial) e Carol Loback (@carolinaloback) fazem parte da campanha testando e divulgando a tecnologia.
Mais informações sobre o projeto Modo Menopausa estão nas redes sociais da LG.
Vídeos complementares: