4 maneiras de melhorar uma relação designer-cliente

Uma boa parte do trabalho de um Designer é saber…falar. E ouvir. Pra só depois, fazer.
Materiais de design gráfico em laranja, preto e branco. Materiais de design gráfico em laranja, preto e branco.
gdes

Trabalhar com um designer gráfico pode ser uma experiência (literalmente) transformadora para um cliente, especialmente quando se trata de pequenas empresas, que nem sempre estão familiarizadas com essa dinâmica. A subjetividade inerente aos projetos não é algo que as pessoas conseguem lidar com facilidade. As vezes uma coisa difícil parece fácil, ou uma coisa fácil parece difícil, tem o clássico problema de saber mostrar valor e saber precificar, etc. Enfim, é fácil virar um desafio intimidador. Por isso vale a pena refletir sobre essas dicas sobre algumas maneiras eficazes de estabelecer relacionamentos proveitosos entre designer e cliente desde o início de um projeto.

O Desafio de Trabalhar com Novos Clientes

Colaborar com clientes de primeira viagem exige cuidado e habilidade. Designers freelancers costumam classificar empreendedores individuais como seus tipos favoritos de clientes. Isso porque, quando as bases corretas são estabelecidas, essas relações podem ser muito recompensadoras e criativamente gratificantes.

1. Seja Claro sobre Quem Você É e o Que Precisa

Explique Quem Você É: Para que o relacionamento dê certo, é fundamental que o cliente saiba comunicar claramente suas necessidades e desejos. Deixe claro que quanto melhor você conhecer seu cliente e o negócio dele, mais refinados serão os resultados criativos. faça isso com humildade e sem atitude de pop-star. Você não é um artista. Você é um designer. E a maioria das pessoas não sabem muito bem o que é isso. Mas também não seja muito light, saiba ser didático e mostre o valor que você pode trazer ao projeto.

Designer criando gráficos geométricos no computador.

Determine o Escopo do Trabalho: Estabelecer o escopo do trabalho com antecedência, listando todos os entregáveis possíveis, ajuda a prevenir surpresas desagradáveis. Considere questões que um cliente de primeira viagem pode não ter contemplado, como versões adaptáveis de logotipos ou um guia de marca completo.

Forneça Diretrizes Claras: Propicie aos clientes novas ferramentas, como planilhas de estratégia de marca, que possam ajudar a compilar informações cruciais como valores de marca e dados demográficos-alvo.

2. Mostre em Vez de Apenas Falar

Evite Falhas de Comunicação: Clientes que não estão habituados a colaborar com criativos podem ter dificuldade em articular suas visões. Ensine-os a criar mood boards visuais para comunicar suas preferências. Isto pode transformar ideias abstratas em direções visuais claras.

Revista aberta com tema de jornalismo

Inspire-Se em Referências Inusitadas: Mostre ao cliente que referências de arte impressionista podem informar uma paleta de cores, ou layouts de revistas vintage podem inspirar a tipografia de um website. Comentários e insights inusitados são valiosos e podem estimular a criatividade do designer.

3. Peça Feedback em Formato de Problemas, Não Soluções

Eduque sobre Feedback Construtivo: Clientes de primeira viagem podem não saber formular feedback de forma a melhorar os resultados. Ensine-os a comunicar problemas ao invés de soluções já pensadas, para que você possa usar sua expertise para propor soluções criativas.

Comunique-se Abertamente: Comunicação contínua e detalhada é crucial para o sucesso do projeto. Esforce-se em incentivar o cliente a explicitar mais detalhes, mesmo que além do necessário, para assegurar que todas as suas necessidades sejam compreendidas.

4. Mantenha a Mente Aberta

Confiança no Processo Criativo: Lembre o cliente da importância de confiar no processo criativo e se abrir para novas ideias, mesmo que tenha já uma visão fixa do resultado desejado. Use exemplos passados e explique suas escolhas de design para aumentar a confiança do cliente em seu julgamento.

Construa um Relacionamento de Confiança: Bons relacionamentos criativos se baseiam na confiança e, embora isso possa levar tempo para se desenvolver, é crucial para parcerias duradouras e bem-sucedidas. Com paciência e compartilhando essas dicas, você estará no caminho certo para colaborar criativamente e alcançar resultados notáveis.