Cheguei, SXSW!

Estar aqui, vivendo essa energia de perto, parece ser diferente.
Banner colorido do festival SXSW. Banner colorido do festival SXSW.
Evento SXSW 2023 com palestrante e logo Update.

O South By Southwest sempre foi uma referência quando o assunto é inovação, tecnologia e cultura. Mas estar aqui, vivendo essa energia de perto, parece ser diferente. Sempre ouvi falar sobre o impacto transformador desse festival, mas a sensação é de que só estando imersa nesse ambiente será possível entender realmente o que ele provoca. As trocas, as novas perspectivas, tudo isso promete desafiar o que já conheço e me faz enxergar novos caminhos.

Muito se fala sobre IA, novas tecnologias e o impacto das inovações no futuro. Mas o que realmente tem me inquietado nos últimos tempos, e o que quero explorar ao máximo aqui, é o fator humano. Porque, no fim das contas, o que move as grandes mudanças não são apenas as ferramentas, mas sim as pessoas.

Há uma normalização das relações vazias, construídas num discurso de ganha a ganha mas fundamentada no interesse individual e a pergunta que fica é: qual é o custo disso? Criamos ambientes onde as pessoas estão sempre em alerta, onde a verdade virou risco e a transparência, um desafio. Se inovação e tecnologia são os motores do futuro, por que ainda insistimos em modelos de relacionamento que nos esgotam? Por que aceitamos ambientes onde ser autêntico é um risco? Não faz mais sentido construir culturas em que a verdade seja o verdadeiro conector?

Acredito que a próxima grande revolução no mundo do trabalho não será apenas tecnológica, mas também fundamentada na confiança, não apenas no seu sentido básico, mas na criação de um ambiente de segurança emocional, colaboração genuína e liberdade para sermos autênticos sem medo.

O que quero captar aqui no SXSW é justamente como essa mudança pode acontecer na prática. O que as empresas mais inovadoras estão fazendo para construir ambientes mais humanos? Como a tecnologia pode ser uma aliada para fortalecer a transparência, e não para distanciar ainda mais as pessoas? Como podemos transformar a cultura corporativa para que verdade e conexão sejam os motores da inovação e não apenas palavras bonitas em um manifesto?

Os próximos dias prometem ser intensos, e eu não poderia estar mais animada. Que venham os aprendizados, os insights e, acima de tudo, as conexões que realmente fazem a diferença. Vamos explorar isso juntos?

SXSW 2023 evento em Austin, cobertura Update or Die
Publicidade