São Paulo recebe, a partir de setembro, a maior exposição de Lego do mundo. Chamada de “The Art of the Brick: DC Super Heroes”, a mostra reúne cerca de 120 obras do artista Nathan Sawaya, com os vilões e heróis mais famosos da DC.
A exposição com Lego ocupará a OCA, o Museu da Cidade de São Paulo, dentro do Parque do Ibirapuera, de 13 de setembro a 3 de novembro – nesta que é a primeira vez que ela chega a um destino da América Latina. Anteriormente, foi visitada por mais de meio milhão de pessoas pela Europa, onde passou por Madrid, Londres e Paris.
A ideia é revisitar a saga dos personagens por meio de reproduções em tamanho “real” das figuras mais famosas das histórias em quadrinhos, como Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha, Coringa e Arlequina. Ao todo, foram envolvidos mais de dois milhões de blocos de Lego no processo de montagem das esculturas, que recriam, para além dos personagens, veículos e ambientes das tramas. As reproduções foram feitas por Sawaya em parceria com a Warner Bros. e a DC Entertainment. Entre as principais galerias onde o artista já expôs, estão Time Warner Centre, em New York; o Art and Culture Centre, em Hollywood; e a Spot Gallery, em Paris.
A mostra está dentro do cronograma das comemorações do aniversário de 80 anos do Batman – para os fãs do herói, por exemplo, o destaque é o Batmóvel, que tem 5,5 metros de comprimento e precisou de mais de 500 mil peças para ser produzido.
Quem visitá-la, pode baixar no celular um audioguia exclusivo, para ter acesso a informações sobre a história dos personagens e as particularidades de cada uma das obras.
Bom passeio.