Ao longo da vida passamos por diferentes momentos em que mudanças se fazem necessárias, porém, aquelas das quais realmente sonhamos em realizar, nos parecem distantes e impossíveis perante a realidade em que vivemos, surgindo indagações como:
Por que temos tanta dificuldade em realizar grandes conquistas?
Por que a ideia de ter que realizar um grande esforço, frente à um objetivo que se apresenta tão distante, nos impede de progredir? Medo? Insegurança? Falta de planejamento?
“A pior ambição de um homem é desejar colher pela vida inteira os frutos daquilo que ele nunca plantou.”
Augusto Branco
Cada ser humano, em seu interior, carrega diferentes objetivos, metas e, principalmente, sonhos, mas grande parte não consegue os atingir da forma como desejava. Muito se deve ao fato de manter os sonhos no plano dos sonhos, e os objetivos no plano dos objetivos.
Pode parecer redundante, contudo, se analisarmos a stricto sensu, percebemos que os sonhos são objetivos maiores, que se apresentam inalcançáveis no momento, mas que, por um desejo insaciável e uma possibilidade, mesmo que remota, você pretende alcançá-los durante sua vida.
O professor Mario Sergio Cortella, em recente entrevista à rádio CBN, fez uma importante distinção entre sonho e delírio, sendo o sonho “aquele desejo do qual você conseguirá realizar, mesmo que demore, e o delírio sendo aquele que não há como acontecer”.
Os sonhos aparecem em nossas vidas de forma aleatória, através das experiências que tivemos, onde visamos aquilo que seria benéfico para nós no futuro e que passamos a almejar como forma de incentivo perante dificuldades diárias.
Creio que os sonhos são criados pelo desejo, sustentados pela esperança, mas movidos pela ambição, simplesmente pelo fato de que, por parecerem tão distantes e impossíveis, nossa mente passa a se comportar de forma ímpar, fazendo com que passemos dias, meses e até anos atingindo pequenas metas para que possamos alcançar aquilo que tanto sonhamos.
A partir do momento que nos sentimos confortáveis e corajosos para mover um sonho do seu plano para o dos objetivos, damos um importante passo para uma mudança em nossas vidas, passando a mudar hábitos e, principalmente, nos afastando daquilo que nos desvia do fim desejado.
Entretanto, para o alcance deste objetivo, se faz extremamente necessária a supressão do medo. O medo é uma “reação involuntária e natural com a qual o ser humano convive ao longo de vários momentos de sua vida”, porém, isto não necessariamente o enfraquece.
Quando compreendido e superado (ainda que parcialmente), o medo detém papel fundamental na construção de uma longa caminhada que se inicia. Este sentimento, que muitas vezes nos abala e nos mantém inertes frente à dificuldades, pode também nos conter e nos policiar, agindo em forma de segurança, para que, visando um bem de difícil alcance, possamos observar possíveis adversidades e frustrações que poderão surgir e, desta forma, podemos evitá-las previamente.
Entendendo nossas dificuldades, nossas restrições, realizando planejamento e atingindo pequenas metas, podemos chegar ao tão esperado objetivo, e a realização de nossos mais distantes sonhos.
Então, o que te impede, hoje, de realizar seu maior sonho?
Está na hora de invocar seu sonho, retirá-lo do plano dos sonhos, traze-lo para sua realidade e tomar providencias e atitudes, com as devidas cautelas, para que se conquiste aquilo que se almeja a tanto tempo.
¹ Mario Sergio Cortella – Escola da vida – radio CBN https://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/escola-da-vida/2016/10/27/HA-UMA-DIFERENCA-ENTRE-SONHO-E-DELIRIO.htm
² Medo: Por que sentimos e como superá-lo – vittude – https://www.vittude.com/blog/medo-como-superar/