De modo a derrubar os estereótipos de gênero, durante a final da UEFA Champions League no último final de semana, a Digitas e a Heineken lançaram no Peru o primeiro dispositivo inteligente especializado em futebol chamado “Hein.IA”, com a capacidade de responder perguntas dos fãs peruanos em tempo real.
O ‘lance’ é que o projeto trazia uma pegadinha, já que o Hein.IA não era controlado por inteligência artificial (para surpresa dos participantes), mas sim por mulheres com amplo conhecimento sobre futebol e que até mesmo eram a voz do “dispositivo”, que deixaram os participantes da ação inicialmente confusos mas depois impressionados, desafiando a crença de que tecnologia e futebol são exclusivamente masculinos. Sem mais spoilers, aperte o play e seja você também surpreendido:
Essa campanha é mais um exemplo de como as empresas de consumo podem utilizar sua influência para desafiar normas e promover mudanças sociais significativas. A Heineken mostra que a inclusão das mulheres é não apenas possível, mas necessária.