Como o Bitcoin reflete a evolução da sociedade de acordo com dados e fatos

Moedas de Bitcoin com placa de circuito. Moedas de Bitcoin com placa de circuito.

Mesmo que não seja a única, o bitcoin é a moeda digital, ou criptomoeda, mais conhecida no Brasil e no mundo! O bitcoin está sendo falado no Brasil há uma década, mas foi em 2008 que Satoshi Nakamoto criou uma moeda descentralizada conhecida até os dias de hoje.

A primeira mineração de Bitcoin foi feita no início de janeiro de 2009 e estava sendo criada uma das mais conhecidas alternativas ao dinheiro que existe fisicamente no mundo inteiro. Quem poderia imaginar o sucesso que o Bitcoin iria ter mais de 15 anos depois?

Podemos afirmar, com toda a certeza, que o Bitcoin como moeda digital mudou o mundo em que vivemos. E como afirmamos isso? Conheça alguns fatos sobre o Bitcoin e a forma como ele mudou a nossa sociedade.

A ascensão do Bitcoin: da desconfiança ao reconhecimento global

Existiam muitas pessoas que desconfiavam do Bitcoin no seu início mas hoje já não ocorre. Sabemos que algumas empresas brasileiras já aceitam Bitcoin como forma de pagamento por produtos e serviços e é possível usar essa moeda digital para comprar desde eletrônicos até passagens aéreas e serviços de hospedagem em algumas redes ou mesmo transferir dinheiro para fora do Brasil de forma instantânea.

Combate à inflação

A conversão de Bitcoin para Real pode ser feita facilmente e muitos são os usuários desse sistema que compram Bitcoin para inverterem a inflação, ou seja, ao invés de manter suas economias em reais, algumas pessoas preferem investir em Bitcoin e com isso poderem ter um retorno financeiro. A conversão pode ser feita recorrendo ao link Bitcoin Real, e de acordo com os dados existentes publicamente no último semestre o Bitcoin subiu mais de 20% e no último ano mais de 110%. É, por isso, um excelente investimento que é feito de forma passiva.

Privacidade nas transações

O Bitcoin vem adicionar uma grande camada de privacidade sobre as transações, para que elas, por um lado, sejam mais anônimas e por outro a privacidade de quem realiza as transações fique realmente oculta. Isso é uma preocupação crescente das pessoas que prezam sua privacidade, pois as movimentações acabam por não serem detectadas pelo seu banco, aumentando o nível de confiança em uma plataforma com mais de 15 anos de existência. 

Comodidade

Existem alguns cartões físicos associados o Bitcoin, o que faz com que, mesmo que seu pagamento seja em dinheiro, ele seja convertido automaticamente para Bitcoin e você pague diretamente com sua carteira digital. Assim, mesmo quando usa um cartão físico, o seu dinheiro continua sendo virtual.

A criação desses cartões vem também demonstrar aos emissores (como a Visa e Mastercard) que o Bitcoin é confiável e pode ser usado com segurança.

Sem conhecimentos técnicos necessários: o Bitcoin é para todos

Embora no passado possam ter sido necessários alguns conhecimentos técnicos para ter uma carteira de Bitcoin, hoje isso não é assim. Existem muitas empresas que fornecem carteiras digitais com muita segurança e que gerenciam a parte técnica para que você se preocupe apenas com seu dinheiro digital.