Home Desenvolvimento Pessoal Corpo & Mente Ciência Uma imagem impressionante do caminho das reações químicas dentro de UMA célula
Ciência

Uma imagem impressionante do caminho das reações químicas dentro de UMA célula

Share

Pára um pouquinho aí a sua vida e dá uma olhada nessa imagem:

Da Wikipédia:

Uma via metabólica é uma série de reações químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte, sendo a reação seguinte dependente da anterior e em cada via deve haver no mínimo uma reação irreversível, se não houver essa etapa irreversível a via é considerada um ciclo fútil onde só há dissipação de energia. Em cada via, um composto químico é modificado por reações químicas. Estas reações são aceleradas por enzimas. Minerais, vitaminas e outros co-fatores são muitas vezes necessários para que a enzima execute a sua atividade. Muitas vias são complexas. Várias vias metabólicas formam uma rede metabólica. As vias são necessárias para que o organismo mantenha a sua homeostase. Toda via possui uma etapa limitante, que é a reação mais lenta do processo.”

Os detalhes, os nomes, a sequência exata, as etapas, tudo isso é impressionante mas nada é mais incrível do que simplesmente esquecer o lado científico da coisa e apenas admirar a complexidade dessa imagem como um todo.

Olhe para esta imagem e pare para pensar que isso tudo está acontecendo dentro de cada célula do seu corpo. Cada uma das 10 trilhões de células. Pensar nisso é absolutamente embriagador em vários níveis.

01. Primeiro, porque isso acontece em uma coisinha diminuta e microscópica.

02. Segundo, porque o resultado dessa sequência é o que mantêm o seu corpo estável, como por exemplo, em relação à temperatura, ao nível de glicose no seu sangue, a quantidade de água e minerais, etc. A tal homeostase do texto acima, da Wikipédia. Mas quem ensinou as células a fazer uma coisa tão complexa?

03. Terceiro, porque descobrimos isso tudo, cada passo, cada reação. Apesar do item 1. Parabéns humanos.

04. E quarto, porque a gente sempre enlouquece com os celulares errados. Os celulares bons mesmos somos nós. E os animais e plantas. A gente acha que um iPhone, um tablet, um computador, um carro, um avião são as coisas mais maravilhosas do planeta mas esquece que cada um de nós, rico ou pobre, branco, preto ou amarelo, homem ou mulher… todos nós. Somos um sistema infinitamente mais elaborado, mágico e precioso. Você ganhou um presentão quando veio para este planeta.

Para explorar a imagem você vai precisar baixar e dar zoom muitas vezes.

[via]

Share
Written by
Wagner Brenner -

Fundador, CEO e Editor-Chefe do Update or Die. Ex-Diretor de Criação Senior da McCann-Erickson, apaixonado por inovação, criatividade, referências e IA.

3 Comments

  • E pensar que tudo isso se deu sem um propósito, a partir de uma explosão que provocou a organização de cada um desses minúsculos detalhes, dessa maneira magistral!

    Ah, o acaso… Que coisa linda!

  • Depois que eu li Teia da Vida do Capra, que ele conecta Física, Teoria do Caos, Redes com essas estruturas celulares, ecologia e até mesmo os processos geológicos, minha cabeça fundiu.

    Pra ele, toda essa complexidade (que ele define, bem por cima, como sendo vida) tá presente no microscópico e no macroscópico e que as origens de como as coisas se organizaram dessa forma são bem parecidas (são leis de sistemas complexos, acho).

    Esse infográfico é animal!

    • Eu tô com a babinha escorrendo aqui no canto da boca e olhar perdido, longe. Nós, e tudo o que existe para dentro e para fora da nossa pele, segue realmente sistemas complexos inexplicáveis. Maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles

Comparando a velocidade de mais de 50 animais terrestres

Você corre igual a um Guaxinin! Confira a velocidade de mais de...

Des-extinção? Ben Lamm fala sobre o futuro das espécies que conhecemos no SXSW 2024

CEO da Colossal Bioscience reforça que o processo pode ser a chave...

Veja como é uma reentrada na atmosfera, de verdade

Depois da reentrada na atmosfera a W-1 da Varda pousou em Utah...