O canal de humor da dupla Rhett & Link é cheio de boas surpresas. Fazendo uma pesquisa sobre mecânicas de jogos complexas, acabei de deparando com esse vídeo sobre “o board game mais complicado de todos os tempos”. O vídeo é um pouco antigo, mas vale a pena assistir (até porque tem menos de 3 minutos).
Se você já jogou algum jogo de tabuleiro com regras mais densas, vai se identificar com essa situação. Apesar da hipérbole, lembra – de verdade – algumas regras (e combinações de regras) absurdas de alguns games.
Gostei, em especial, de um comentário que deixaram no vídeo que diz “assisti tantas vezes a esse vídeo que a mecânica do jogo começa a fazer sentido”.
#GoGamers
Fala Vince. Um dos meus velhinhos preferidos, o mestre das interfaces Don Norman, fala sempre da diferença entre o “complicado” e o “complexo”. O complicado tem a ver com entendimento e não com o sistema em sí. Complicado é sempre algo confuso. Já o complexo tem a ver com o sistema, e mesmo sendo algo muito elaborado e cheio de detalhes, pode ser compreendido sem o estado mental da confusão.. Depois que você digere uma complexidade, de qualquer coisa, não tem mais a confusão.
Pra gente, um painel de avião é complexo E complicado. Para um piloto, o painel do avião ainda é algo complexo, mas não é mais complicado.
https://www.youtube.com/watch?v=Tp7qKXLL4MM